06 junho 2009

HOMEM - AS PEÇAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU ARMÁRIO

O fundamental num guarda-roupa básico, prático e com estilo. O que é que qualquer homem necessita no seu guarda-roupa intemporal?

1. Camisa branca clássica - Opte por uma camisa bem branca e de boa qualidade, de preferência de algodão com alguma percentagem de elastano para dar conforto; e acima de tudo que não seja transparente!, não há nada pior que uma camisa transparente num homem. Esta camisa branca deve ser simples, sem detalhes, e de preferência sem bolsos ou botões nos colarinhos. Porém, se gostar de usar botões de punho compre com essa opção. Uma camisa branca é um dos elementos do guarda-roupa de um homem mais versátil, pois pode ser usada com um fato em entrevistas de trabalho, em eventos, apenas com uns jeans, ou com calças caqui para um evento descontraído.

2. Jeans azuis-escuros - É importante que opte por uns jeans de cor escura para serem multifacetados: devem funcionar para uma ocasião mais casual, quer para uma menos casual. Uns jeans devem resultar bem com uma camisa por dentro ou por fora e devem ser de cinta média (nem subida, nem descida) com perna a direito para um look intemporal. Pelo amor de Deus, nada de jeans com etiqueta enoooooorme , com detalhes coloridos, com rasgos aparecendo a perna.

3. Blusa com decote em V - Uma blusa em lã leve ou em caxemira é um elemento essencial. Serve para usar por cima de uma camisa ou como alternativa a um casaco num dia menos frio. É um item elegante e que pode ser usado apenas com uma t-shirt por baixo e uns jeans numa ocasião menos formal. Se for coordenada com umas calças caqui pode ser usada num dia de trabalho menos formal. Este tipo de blusa é muito prático e serve para usar em todas as estações do ano.

4. Calças clássicas de lã fina sem pregas - A cor destas calças pode ser o básico preto, mas se pretende algo menos evidente, escolha umas cinza ou castanhas, pois não são tão óbvias, mas mantêm uma grande versatilidade. Umas calças clássicas de lã fina são ótimas para qualquer ocasião, servem de substituto a um fato se usadas com um blazer ou podem ser usadas apenas com uma camisa ou camisola de decote em V. Opte sempre por umas calças sem pregas na frente pois as calças com pregas, para além de serem péssimas em termos estéticos, já estão completamente out.

Saiba que quaisquer calças não devem ficar nem muito curtas, nem muito compridas: ao experimentá-las na loja, calce uns sapatos, e verifique o comprimento das calças na parte de trás, pois este deve estar a um dedo (na horizontal) do chão. As virolas nas calças não são aconselhadas pois cortam a perna, tornando-o mais baixo do que realmente é. Por isso, se as calças tiverem virolas, mande-as remover se o comprimento permitir.

5. Blazer - Um blazer de 2 ou 3 botões é outro elemento essencial. Se puder ser em concordância com as calças de lã leve, ótimo, porque desta forma formará um fato necessário a ocasiões mais formais, como reuniões de trabalho. Poderá usar o blazer com jeans e uma camisa branca para um look mais descontraído, mas mesmo assim ainda com um toque formal, sendo um look ideal para um jantar ou uma saída à noite. Opte por um blazer simples, sóbrio, de apenas uma cor só, como o cinza ou o castanho. Quanto mais subtil for o blazer, com mais estilo e versatilidade pode contar. Esqueça os casacos assertoados, opte por uma única fila de botões. O botão do fundo do casaco nunca se abotoa!, deve abotoar o do meio se tiver 3 botões, mas apenas quando estiver de pé. Quando se sentar deverá desabotoar todos os botões.

6. Fato- A cor mais versátil para um fato básico é o cinza ou o azul, por isso ter um fato, de preferência em lã leve, que seja prático para todas as estações é o ideal. Opte por um bem simples e subtil para garantir a máxima sobriedade e versatilidade. Este fato deve poder ser usado num entrevista de trabalho ou num casamento. Se o fato que gostar tiver algum tipo de padrão, como riscas ou algum detalhe, esse tipo de padrão não deve ser memorável, ou seja não deverá de ser algo que quem o vê, se recorde da próxima vez que olhar para si. O casaco do fato deverá de ser apenas de 2 ou 3 botões, e as calças sem pregas.

7. Polos de cores básicas - Os polos são fabulosos e intemporais. Há 20 anos usavam-se polos e hoje continuam-se a usar e daqui a 10 anos provavelmente ainda se usarão. Opte por polos de 3 cores básicas como: azul, preto e outra cor que lhe fique bem. O polo preto será ótimo para usar com uns jeans num jantar mais casual, podem ser usados com as calças caqui para o trabalho…

8. Calças caqui ou chinos sem pregas - Esqueça as calças com pregas na cinta, opte por umas calças caqui de cor neutra, pois são calças intemporais e ficam bem a qualquer homem. São súper versáteis e apropriadas para a maioria das situações que não requerem muita formalidade. As cores ideais são o bege, camel, castanho, azul, enfim uma cor neutral que não compita com outro tipo de peças nem que passe rapidamente de moda. Vestir umas calças caqui com um blazer e um polo, ou com uma camisa é uma opção consensual e intemporal. Este tipo de calças, mesmo que usadas com apenas uma t-shirt branca num ambiente descontraído são ideais.

9. Sapatos pretos loafers - Em termos de sapatos, a melhor compra vai para uns loafers (sapatos sem cordão). São práticos, confortáveis e fáceis de calçar e muito usáveis em inúmeras ocasiões. Porém, em ocasiões mais formais, devem ser trocados por uns com cordões, como no caso de um casamento, ou de um momento muito formal; mas, quer seja para trabalhar, quer seja para um momento mais casual, este tipo de sapatos são os ideais.

10. Ténis básicos - Para usar com jeans ou em ocasiões menos formais, uns ténis intemporais de pele são ideais. Tem um aspeto moderno, mas ao mesmo tempo mantém um estilo casual-chic. Podem ser pretos, mas optar por uns azuis ou castanhos para variar e marcar mais o look também é perfeitamente aceitável.

11. Gabardina - Uma gabardina é fantástica para todo o ano, quer seja para usar por cima de um fato, quer seja para usar por cima de uma camisola, calças de ganga e ténis. Para que a gabardina seja mais versátil opte por uma de ¾ em vez de uma mais comprida, desta forma conseguirá juntar o casual ao formal.

12. Casaco de pele - Um casaco de pele é ótimo para demarcar um look masculino e ao mesmo tempo moderno. Serve para usar com uns jeans e uma camisa branca para uma situação casual, e com umas calças caqui e uns loafers para trabalhar ou para um almoço menos formal. Opte por uma cor sóbria como o preto ou castanho, para que não se canse da peça. Opte por um casaco em pele de meia estação, que seja de pele fina, e que não o faça parecer inchado. O comprimento ideal para este tipo de casaco é um que fique a meio caminho entre a parte mais larga da anca e a cintura. Opte também por um sem chumaços ou sem grandes detalhes, de preferência com apenas um simples fecho na frente e sem bolsos, pois os bolsos com o tempo tendem a deformar-se e a dar ao casaco um aspeto desmazelado.

13. Cinto de pele preto/castanho - Tudo depende do tipo de calçado que tiver, se tiver maioritariamente calçado preto, então opte por um cinto preto. Um cinto é essencial para usar com fato e serve para ser usado com jeans ou com caquis para um ar mais composto. A fivela deve ser polida e o mais simples possível, tal como a pele. Esqueça os cintos largos; o estilo geral deve ser refinado: um cinto deve demonstrar elegância em vez de casualidade.

14. Gravata - Idealmente deve ter duas gravatas: uma mais fina de preferência preta para usar com um fato preto numa ocasião formal, e uma de riscas para usar no dia-a-dia. Mesmo que não use regularmente gravata, nunca deve de excluir este item do seu roupeiro, pois numa ocasião mais formal, uma gravata faz muito por si.

15- Camisa branca de colarinho. Independente se o seu estilo é mais clássico ou moderno. A camisa (não é camiseta!) branca de colarinho é “pau pra toda obra”. Nunca sai de moda e pode compor vários “looks”.

cromossomay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário