23 abril 2009

Eu twitto! Tu twittas? O Twitter é algo que a grande maioria ainda não descobriu.

Depois da troca de e-mails, dos blogs, podcasts e das redes sociais, a nova onda do mundo da internet é a microblogagem.
Variante um pouco distante dos blogs, o conteúdo dos microblogs é formado por textos curtos (no máximo, 140 caracteres) que, a priori, deveriam responder à pergunta: o que você está fazendo agora?

O Twitter, o serviço mais popular entre os microblogueiros, surgiu em 2006 e hoje já possui alguns concorrentes, como o Ponce, que integra a microblogagem com o compartilhamento de arquivos, e o Jaiku, que foi adquirido pelo Google. De todos, o Twitter é o mais original e o que mantém o conceito inicial dessa nova mídia, além de ser o mais utilizado no Brasil, gerando duas expressões muito conhecidas entre os blogueiros: 'twittar' e 'baleiada'.
Os microblogs já se tornaram uma nova mídia, tanto para os internautas quanto para os antenados marqueteiros. Para Jonathan Scwartz, diretor-executivo da gigante da tecnologia Sun Microsistems, os microblogs 'são a alternativa mais interessante desde o YouTube e têm potencial para atrair grande audiência'. Hoje em dia, várias empresas, celebridades e famosos já perceberam o poder do Twitter. Para esse público, a microblogagem é uma mídia perfeita para os seus teasers.
Embora muitos ainda considerem a microblogagem algo banal, já que você vai encontrar textos como 'estou tomando um café' ou 'acabo de fazer minha corrida matinal', ela é uma ótima ferramenta de transmissão de informações instantâneas para grupos de pessoas. Nos EUA, órgãos públicos e empresas estão usando-a para transmitir informações. Durante a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, em julho, várias pessoas twittaram sobre o que estava acontecendo nas mesas, tanto as de discussão quanto as de bar. Além do Twitter oficial da Flip, o Jornal do Brasil, o Publishnews e este colunista, dentre outros, transmitiam informações por microblog.
Como qualquer nova mídia, existe uma necessidade de adaptação da linguagem. O poder de síntese é fundamental, mas saber por que utilizar o Twitter é algo que a grande maioria ainda não descobriu. Por ser um sistema multiplataforma, ou seja, os textos podem ser enviados por torpedo, programas de mensagens instantâneas, e-mail ou pela própria web, o grande salto é saber o que escrever – e aí é que, talvez, a Igreja se sobressaia, já que a nossa mensagem é (ou deveria ser) a mais importante de todas!

Começar a twittar é muito fácil: basta acessar o site www.twitter.com, clicar no botão verde (Join), escolher um nome de usuário – que será o mesmo da URL do seu twitter –, uma senha, indicar o seu email e completar o sistema de segurança (Captcha). A janela seguinte é para você procurar pessoas que conhece para tornarem-se seus seguidores. Pronto! Já é possível deixar sua mensagem.

Twittando-se
Se você quer começar a twitar, aqui vão algumas sugestões:
. twitter.com/ccriativo – Twitter do Portal Cristianismo Criativo

. twitter.com/iMasters – Twitter do Portal iMaster,
de Tecnologia

. twitter.com/whaner – Whaner Endo
Cristianismo Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário