13 abril 2009

INFIDELIDADE - Por que as pessoas traem?


Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.(Ct 4:12).

Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz (Ct 8:10).

"Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro.. " (1 Co. 7:2-5)


Causas não-neuróticas: Insatisfação sexual no casamento que pode levar à busca de compensação. A perda de atração pelo companheiro (a). O desejo sexual vai ficando reprimido e as fantasias vão se multiplicando até levar a traição. A excessiva absorção no trabalho pode produzir no outro uma sensação de rejeição e abandono. O tédio, que vem da repetição, da rotina e que gera indiferença sexual e emocional. Extensos períodos de ausência. A pressão do estar longe de casa durante longos períodos de tempo pode ser esmagadora. Doenças físicas de vários tipos. Gestações sucessivas.

Causas neuróticas:
Os "mimados"
- são aqueles que acreditam que precisam de tudo o que desejam. Encaram caprichos temporários como necessidades básicas. Os casos nunca correspondem sua expectativas, que são, aliás, irreais (ex: a síndrome do fim de semana perfeito, do sexo perfeito).
Os "narcisistas"- eles consideram-se irresistíveis, têm uma necessidade constante de reconhecimento e admiração, uma enorme preocupação consigo mesmos e uma total incapacidade de corresponder. Adultério para eles é uma experiência de auto-engrandecimento.
Os "os fujões" - são aquelas pessoas que estão fugindo não apenas de si mesmas, mas da própria vida.
Os "imaturos" - são os que através da infidelidade procuram afirmar, provar eternamente sua masculinidade ou feminilidade. A vida transforma-se num teste contínuo de sedução. A mola propulsora desse comportamento é ansiedade.
Os "inseguros" - são pessoas que se auto-desvalorizam, não se respeitam e não têm auto estima. Usam a traição como fuga.
Os "vazios" - são os que sofrem de um grande vazio existencial e se recusam a dar um sentido para a própria vida. Estes vão tendo relacionamento promíscuos para encobrir a falta de sexo dentro de si mesmos.
Os "vingativos"- São os que traem tendo como motivação um sentimento de vingança.

A fidelidade conjugal dá segurança ao casamento e garante a bênção de Deus na vida do casal.

Veja o a Palavra de Deus diz: "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros"(Hb. 13:4)

Na verdade, o adultério é a manifestação da necessidade de cura, libertação interior.

Extraído do livro: "Casais Debaixo da Graça"
Josué Gonçalves é terapeuta familiar, escritor e conferencista internacional. Bacharel em Teologia com especialização em aconselhamento pastoral e terapia de casais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário