14 maio 2009

EM TEMPO DE CRISE, 13 DICAS PARA OS EMPRESÁRIOS


1º) O MOMENTO É DE CAUTELA, NÃO DE DESESPERO

Seja cauteloso, controle sua ansiedade e não se desespere em momento algum.

Essa crise vai passar e quanto mais você for sereno e trabalhar, mais rápido ela (a crise) terminará para você.

2º) O MOMENTO É DE REALISMO E NÃO DE PESSIMISMO

Uma coisa é ser realista, outra é ser pessimista. Quanto mais criativo você for, mais alternativas você terá para minimizar a crise em seu negócio.

Lembre-se que muitas boas oportunidades continuarão existindo e você, dependendo da avaliação, poderá aproveitá-las.

3º) REFORCE SUA ÁREA DE VENDAS. VENDER É A PRINCIPAL PRIORIDADE

Lembre-se que se uma empresa tem vendas, todo o resto é mais fácil de resolver. Portanto, sugiro superdimensionar sua força de vendas, visando fidelizar os atuais clientes e atrair novos parceiros. É o velho ditado: enquanto muitos estiverem chorando, você precisa vender lenços.

4º) REDUZA CUSTOS FIXOS

Custos são iguais a unha e precisam ser cortados todos os dias, principalmente nos momentos de crise. Reavalie seu orçamento, controle melhor todas as despesas e corte/reduza todos os itens que não sejam essenciais. Lembre-se que você vai precisar ter custos baixos para disputar um mercado muito oncorrido.

5º) CONTINUE INVESTINDO EM MARKETING

"Quem não se comunica, se trumbica", dizia o Velho Guerreiro, o nosso saudoso Chacrinha. Neste momento, quando a maioria das empresas corta verbas de marketing, minha recomendação é que você reavalie o benefício/custo de todas as alternativas de comunicação e não só mantenha como até mesmo aumente estes investimentos. As vendas adicionais é que custearão estes valores.

6º) COMPARTILHE A "CRISE" COM SUA EQUIPE

Não tente resolver tudo sozinho. Lembre-se que "uma andorinha só não faz verão". Reúna todos os seus principais colaboradores (se possível, toda a equipe) e converse com eles sobre as ameaças e oportunidades. Solicite sugestões para aumentar receitas e reduzir despesas.

7º) REDUZA ESTOQUES DESNECESSÁRIOS

Neste momento em que o custo financeiro está mais elevado e o crédito ainda mais escasso, possuir estoques elevados é totalmente incoerente. Avalie seu fluxo de negócios e reduza os seus estoques (matéria prima, material secundário, material de expediente, produto acabado, etc.) para patamares mais adequados.

8º) BUSQUE MERCADOS INEXPLORADOS OU POUCO EXPLORADOS

Existem ainda em nosso Estado, no Brasil e mesmo em todo o mundo muitos mercados potenciais que podemos considerar inexplorados ou ainda pouco explorados. Converse com sua equipe e, usando e abusando da criatividade, procure atingir estes mercados.

9º) REAVALIE SEU FLUXO DE CAIXA

Essa crise enxugou o crédito no mundo inteiro e por isso todas as organizações precisam ter um fluxo de caixa ainda mais detalhado e preciso. Adote ações para antecipar a entrada de receitas e postergar o pagamento das despesas. Não tenha receio de procurar seus fornecedores e negociar novos prazos.

10º) EVITE CONCENTRAR SEUS NEGÓCIOS EM UM OU POUCOS CLIENTES

"Nunca coloque todos os ovos em uma mesma cesta". Você já deve ter ouvido essa frase dos seus pais e avós e eles estão cobertos de razão. É muito perigoso concentrar a sobrevivência do nosso negócio baseada em ou mesmo meia dúzia de clientes. Procure ampliar a sua clientela, o mais rápido possível.

11º) REPENSEM SEUS INVESTIMENTOS

Apesar do momento ser de cautela, é normal ficarmos receosos na hora de efetuar novos investimentos. Porém, as boas oportunidades continuam existindo e, se você ficar passivo e pessimista, poderá perder ótimas oportunidades de negócios. Nossa sugestão é que você pesquise, obtenha bastante informações e faça suas continhas. Se o negócio for bom, não tenha receio de concretizá-lo.

12º) EVITE A DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS

Muitas vezes algumas empresas, quando falam em reduzir custos, pensam equivocadamente em demitir funcionários. Muitas vezes isso é um erro. Lembre-se que, atualmente, é muito difícil formar uma boa equipe, que os custos de demissão são altamente elevados e o grupo, como um todo, fica preocupado e desmotivado. Demissão de funcionários, só em último caso.

13º) REDUZA, SE NECESSÁRIO, SUA MARGEM DE LUCRO

Essa crise, a exemplo de muitas que já enfrentamos, vai passar. Não tenha medo de trabalhar com margens de lucro pequenas ou mínimas. Lembre-se que, nestes primeiros meses do ano, o mais importante é manter a estrutura para permitir a retomada do crescimento quando a crise for embora.

Bem, acho que já escrevi demais e você já têm um bom "dever de casa" .

Por Lucas Izoton

Nenhum comentário:

Postar um comentário