21 maio 2009

SABEDORIA AO FALAR


A voz, é um presente de Deus para nós, com ela podemos louvar, abençoar, confortar, dizer uma palavra de ânimo , pedir socorro quando estivermos em necessidade, declarar nosso amor pelas pessoas.....

Existem muitas coisas extremamente úteis, que podemos fazer. Porém, tantas vezes, as pessoas usam a voz para difamar, expressar ofensas contra o outro, levar à frente histórias que não sejam necessárias ou que prejudiquem deliberadamente a alguém.
Eu, não gosto de conversas que não edificam. Pessoas que ao invés de falar do assunto proposto, devagam sobre assuntos contrários.
Pessoas que murmuram, que falam com rispidez, com ironia.

A Bíblia diz que devemos ser sábios no falar. Preste atenção nesta estória que tem muito a ensinar :

“ Olavo foi promovido em seu trabalho. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, disse: - Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva! Disseram que ele...

Nem chegou a terminar a frase, e o chefe o interrompeu, dizendo:
Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras chefe?
– A primeira, é a da verdade. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não, não tenho, não, Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que... e então, novamente, Olavo é interrompido pelo chefe.
- Então sua estória já vazou a esta primeira peneira. Vamos então para a segunda, que é a da bondade.
- O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre, chefe! Disse Olavo, bem assustado.
- Então, continua o chefe – sua história vazou a esta segunda peneira. Vamos ver a terceira, que é a da necessidade. Você acha necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
- Não, chefe. Pensando desta forma, vi que não sobrou nada do que eu iria contar, falou Olavo surpreendido.
- Pois é! Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras?
- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras: Verdade – Bondade - Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante”.

"O que guarda a boca e a língua, guarda a sua alma das angústias." (Prov. 21:23)

Que nós possamos nos avaliar, e meditar nessa historia das três peneiras, e então, antes de falarmos qualquer coisa, pensarmos não só duas vezes, mais três, quatro... e quantas forem necessárias!

Que esta estória nos ajude em nossos relacionamentos na família, com os amigos, no trabalho e na escola. Que possamos usar nossa voz dignamente, para levar “vida” e nunca semear a “morte”!

· Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera seus lábios é prudente. (10:19)
· O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta. (15:18) · Os lábios do tolo entram na contenda e sua boca branda por açoites. A boca do tolo é a sua própria destruição. (18:6-7)

· Responder antes de ouvir é tolice e vergonha. (18:13)



Nenhum comentário:

Postar um comentário