20 maio 2009

Versão cinematográfica do livro “O Diário de Simonton” é filmado pela LPC Comunicações

O curta-metragem “O Diário de Simonton” uma reconstituição da época de 1852 a 1866, foi rodado durante a semana de 6 a 11 de abril, na Fazenda Limoeiro da Concórdia, local de preservação histórica e proteção ambiental, situada em Itú. Devido à grandiosidade do projeto um parque tecnológico foi deslocado para o antigo casarão da sede cafeeira, que retrata com fidelidade a narrativa.

Nesta produção “O Diário de Simonton” é mais uma vez aberto e revela momentos de grande superação humana escritos pelo missionário norte-americano, que perde a esposa após o parto de sua única filha. Mas, as conquistas de Simonton, por meio de seu trabalho no país, transpõem sua origem e a partir daí nasce um importante elo de integração entre Brasil e Estados Unidos. Estes elementos fizeram com que a produção desenvolvesse um contexto de alto nível tecnológico e artístico para as filmagens.

No elenco do filme destacam-se atores com presença em miniséries de TV e filmes recentes do circuito nacional e peças teatrais, como Guta Ruiz (HBO), Dionísio Neto (filme Carandiru) e Sérgio Guizé (novela o Caminho das Índias-Rede Globo).

Esta ficção tem a participação dos diretores Jader Gudin, estreante com “Dois Aquários” e Joel Yamaji (A Ira), reconhecido cineasta na área educacional – (Eca/USP), responsável pela formação de profissionais do cinema desde os anos 1980, em São Paulo.

Para o diretor, Jader Gudin, a concepção e caracterização dos personagens remetem aos clássicos do western americano do século XIX, e o western italiano. “As cores do curta foram inspiradas nos pintores impressionistas e a trilha, originada das músicas com função narrativa, compostas nos filmes de Sérgio Leone, musicados por Enio Morriconi”, esclarece Gudin.

Os diretores convidaram o experiente diretor de fotografia Alziro Barbosa para traduzir no filme toda a imaginação e inspiração de “O Diário de Simonton”. Com formação no Instituto Estatal de Cinema da Rússia, sua “pintura com luzes” circula o mundo e recentemente foi premiada no Festival de Gramado (Serras da Desordem).

Segundo o produtor Fábio de Almeida, este filme é uma ação que se diferencia por aliar recursos institucionais junto com a produção cinematográfica de arte. E diz, que a experiência desenvolvida no projeto e a sofisticação dos recursos artísticos já agregados colocam a produção pronta para cogitar um longa-metragem de “O Diário de Simonton”.

Informações sobre o Filme - Curta-Metragem: Ficção inspirada no livro “O Diário de Simonton”.

Direção: Jader Gudin e Joe Yamaji

Nenhum comentário:

Postar um comentário