16 junho 2009

AQUI EM CASA COMEMOS JUNTAS


Sempre gostei de comer à mesa com todos juntos. Somos 6 filhos, 8 à mesa. Meus pais nos ensinaram a não levantar da mesa antes que todos tenham terminado a refeição. Ensinaram também que a família à mesa é hora de reconciliação, de bons papos, de ternura e educação.
Acho importante, é um momento de união, os pais e filhos que passam o dia longe, tem a oportunidade de estarem juntos. Sem falar da melhor disponibilidade de comidas oferecidas!

Comer devagar, aprender a saborear e ainda por cima, desfrutar da companhia da família. Continuo com esse hábito e o passei para minhas filhas, Amanda e Ana Vitória.
Procuramos sempre estarmos
juntas à mesa. Uma espera a outra. Mesmo quando nossos horários são minimizados pelo trabalho e escola, fazemos um esforço para estarmos pelo menos um pouco juntas nestes dias.

Sair para jantar ou almoçar fora prá nossa casa sempre foi um prazer, independente da quantidade de vezes que saímos. É nosso momento de alegria, de trocar idéias, de estarmos juntas. Nosso almoço, vira programa..... Independente de hoje em dia, o tempo ser corrido....temos que encontrar esse tempo para nossa felicidade.
E quando confrontamos com pessoas que não aceitam serem ensinadas ou aperfeiçoadas, sua defesa é o ataque.

Esse assunto surgiu no nosso grupo de estudo e fiquei feliz quando abri a Folha Universal desta semana e me deparei com o mesmo assunto.
Também encontrei o tema em uma matéria da Nestlé.


Receita da família feliz

Um estudo feito por uma empresa de alimentos revelou que fazer as refeições em família, costume que vem se perdendo, colabora para a saúde, gerando bem-estar físico, social e emocional.

"Estar junto com a família não é só para o ato de comer, mas, sim, para conversar, conviver com a família unida".
De acordo com a psicóloga Ana Carolina Pereira Ferreira, do Hospital Infantil Darci Vargas, de São Paulo, juntar-se para comer vai além de uma mera refeição.

"A comida, quando preparada no ambiente familiar, cria laços. O ato de cozinhar e servir mostra carinho, atenção, e isso é muito importante para a união da casa", explica a psicóloga. "As crianças se espelham nos pais, principalmente para aprender bons hábitos alimentares. Sentar para comer com a família faz parte desse ritual", completa a nutricionista Priscila Di Ciero.

Um estudo feito por uma empresa de alimentos revelou que fazer as refeições em família, costume que vem se perdendo, colabora para a saúde, gerando bem-estar físico, social e emocional.

Com a chegada dos netos, o costume entre essa família foi reforçado. "Desligamos a televisão na hora de comer para que a atenção deles realmente fique voltada à mesa", conta o avô. Comer com a tevê ligada, aliás, pode atrapalhar, e muito. É o que assegura a terapeuta familiar Ângela Martins. "Quando a tevê entra na história, dispersa a atenção", diz.
Com a correria durante a semana, que força cada um a comer em um horário e até fora de casa, a família do aposentado José de Carvalho, de 59 anos, achou uma solução: almoçar juntos aos domingos. Segundo a filha dele, Débora Carvalho, de 29 anos, o dia é especial. "Todo domingo fazemos esse ritual.

É uma coisa natural para todos da casa", diz. Ela conta que o momento serve para conversar sobre a semana, mas nunca sobre problemas. "Assuntos mais pesados devem ser deixados para outra hora. É importante que os filhos tenham o registro que esse momento é agradável, para que não se torne uma obrigação", diz Ângela.

Família à mesa

A presença dos pais e dos irmãos à mesa é fundamental para ajudar a desenvolver bons hábitos alimentares desde a infância.

Os bons hábitos alimentares são adquiridos ainda na infância, por isso é fundamental que os pais e responsáveis pelos cuidados com as crianças as orientem desde pequeninas a comer de forma saudável. Uma das maneiras de fazer isso, segundo os especialistas, é valorizar as refeições em família. "Além de ajudar na socialização e no relacionamento, a confraternização de pais e filhos ao redor da mesa vai incutindo no pequeno noções adequadas sobre a maneira de se alimentar", explica a nutricionista Priscila Maximino.


Priscila afirma ainda que a criança que come sozinha pode acabar desenvolvendo problemas ligados à alimentação. "Algumas começam a se recusar a comer para chamar a atenção dos pais."
A reunião em volta da mesa é um símbolo universal da socialização.

Hoje em dia, com todo mundo trabalhando fora e muitas vezes distante de casa, é mais difícil para que as famílias consigam se reunir diariamente para as refeições.
Mas se você tem filhos, é aconselhável que reorganize sua agenda para fazer pelo menos uma refeição do dia com eles, além dos finais de semana.
Priscilla também comentou como a mesa deve ser posta: bonita, apresentável para que as crianças aprendam a gostar e conhecer os sabores, cores e gostarem do belo.

*Priscila Maximino, nutricionista responsável da área de Nutrição da Nutrociência Assessoria em Nutrologia, na qual presta atendimento especialmente a crianças e adolescentes. Especialista e mestranda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário