20 junho 2009

BOPE PELA PAZ

Enquanto a equipe que produziu o filme Tropa de Elite se prepara para fazer a continuação da saga do capitão Nascimento, os policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar - BOPE estão desconstruindo o mito de truculência que ficou no imaginário da população brasileira após o lançamento do filme de 2007.

O BOPE está fazendo ocupações de policiamento comunitário permanente. Na Cidade de Deus, comunidade que fica localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a operação leva o nome de “Cidade de Deus é de Deus". Eles também atuam em outras comunidades .

“Realmente é um novo método de atuação, nós ainda temos aquela força, toda ação do BOPE é extremamente contundente, contudo, nós procuramos agora ser mais completos com a nossa ação. Chegamos, controlamos o problema e então damos início a essa nova fase, que é a parte das ações sociais” explica o capitão Ivan Blaz, chefe da seção de comunicação social do BOPE.

As ações contundentes a que o capitão se refere são os confrontos armados que ocorrem entre os policiais do BOPE e traficantes, principalmente dentro das favelas do Rio de Janeiro. Eles entram em ação quando os policiais militares de outras unidades da PM encontram dificuldades para enfrentar bandidos fortemente armados.
Os caveiras tentaram distribuir roupas para a comunidade, mas os moradores não aceitaram com medo de represálias dos traficantes.

Na Cidade de Deus, os Caveiras como são conhecidos os policiais do BOPE, ocuparam as áreas mais carentes e violentas da comunidade, o Karatê e a Rocinha II. Após os confrontos, começou o processo de pacificação do local. Eles adaptaram um batalhão em uma creche que antes era ocupada por traficantes, 50 homens se revezam 24 horas por dia na comunidade.
Entre as ações sociais que foram implantadas, os policiais promoveram uma festa para as crianças da comunidade. Em março, 400 crianças entre 4 e 15 anos participaram do evento chamado “BOPE pela paz”. Policiais voluntários atuaram como recreadores, junto com a equipe de uma Casa de Festas Infantil de Niterói, que levou brinquedos, e com os voluntários da ONG Gente Brasil, que atua com o BOPE há quatro anos.

“Isso mexe com a gente, não estamos acostumados com esse tipo de ação” declarou capitão Blaz. Os policiais doaram os brindes que foram distribuídos para as crianças.

Após o evento, os caveiras tentaram distribuir roupas para a comunidade, mas os moradores não aceitaram com medo de represálias dos traficantes que ainda estão na área entre a população. Os bandidos deram ordens para que os moradores não aceitassem as doações da polícia.
A solução passa pelo trabalho conjunto da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública, dos governantes, da iniciativa privada, de toda a população.

Mesmo assim a população está colaborando com a atuação do BOPE. O saldo da operação, modesto quando comparado com as que a polícia costuma realizar, só foi possível graças as informações dadas pelos moradores. Duas pessoas morreram, 12 suspeitos foram presos e 1 fuzil, uma arma calibre 12, três pistolas e pouco mais de 700 papelotes de cocaína foram apreendidos.

Alguns moradores ainda se encontram receosos com a presença do BOPE na Cidade de Deus. O site Projeto Vida Nova conversou com uma moradora, que não quis se identificar. Ela morou mais de 30 anos na comunidade. Ela disse temer que essa ação seja apenas uma forma de promoção política do governo e que não traga benefícios sociais consistentes. Mas afirmou que o comportamento dos policiais tem sido de respeito para com os moradores.



Bope louva a Deus - BOPE reunião de evangélicos
No telhado de um pequeno edifício, de onde se tem uma vista de cartão-postal da baía de Guanabara, cerca de 30 homens estão reunidos em silêncio.

A concentração e as Bíblias que alguns portam mostram que um culto evangélico está para começar. Um homem moreno sobe ao púlpito e, após um depoimento emocionado, convida os demais a cantarem juntos um hit gospel. Pode-se sentir a emoção no ar à medida que a música cresce: "Toda a igreja louva ao Senhor / Posso até chorar / Mas a alegria vem de manhã / É Deus perto e não longe".

O ritual se parece com outras centenas de cultos celebrados no Rio de Janeiro todos os dias. Mas a cerimônia acontece no Bope, o batalhão de operações especiais da PM carioca. Em visita à unidade, uma desembargadora diz: "Achava impossível ver soldados do Bope louvando a Deus". O que ela talvez não saiba é que há hoje no Brasil outros cultos destinados a grupos que passam longe do estereótipo do crente tradicional, como rappers e fãs de rock pesado. Galileu visitou alguns deles para entender os novos caminhos do protestantismo no Brasil.

Fonte: Site Vida NOva e Revista Galileu

8 comentários:

  1. muito bom pois tira aquela imagem que nós temos a respeito do BOPE, o protestantismo humaniza e esperitualiza todo ser renovando e levando-o a voltar a inocência e ser como criança.

    ResponderExcluir
  2. tropaaaaaaaaa de elite osso duro de roer pega um pega geral e também vai pegar você!

    ResponderExcluir
  3. TIVE A HONRA DE ESTAR NA PMERJ POR QUASE 8 ANOS, DOS QUAIS 3 FORAM NO BOPE. HOJE ESTOU NA MARINHA MERCANTE, SOU EVANGÉLICO E GLORIFICO A DEUS POR ESTAR USANDO POLICIAIS DO BOPE NESTA HONROSA MISSÃO DE LEVAR A PALAVRA DE DEUS A TODOS, SEM EXCEÇÃO.
    TODA HONRA E GLÓRIA AO REI DOS REIS.
    QUE JESUS CRISTO CONTINUE SENDO O SENHOR E SALVADOR DE TODOS ESTES POLICIAIS.
    MINISTRO SAÚDE, PAZ, FAMÍLIAS RESTAURADAS PARA TODOS.
    CARLOS LINCOL, EX POLICIAL DO BOPE.

    ResponderExcluir
  4. ACHO QUE MUITO POSITIVO ESTA ATITUDE, MAS NÃO DEVEMOS ESQUEÇER QUE O INIMIGO ESTA A ESPREITA, NÃO PODE PISAR FORA DO PRATO SE NÃO O O COURO COME. CAVEIRAS, SEMPRE CAVEIRAS, SAUDAÇÕES EM CRUZ.

    ResponderExcluir
  5. Sou de Joinville e o trabalho do Bope é de arripiar parabens a esses guerreiros!!

    ResponderExcluir
  6. ainda vou ser do B O P E !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. DOU MUITO APOIO AO BOPE POR SEUS EXELENTES TRABALHOS

    ResponderExcluir
  8. tenho 28 anos e terei a honra de servir ao bope se deus permitir estarei fazendo parte desta instituiçao de imenso respeito.ate alguns meses.......

    ResponderExcluir