12 julho 2009

MODA - O novo terno masculino tem só um botão

Muitas coleções da última temporada de Moda Masculina de Milão e Paris trazem uma novidade que cai como luva para os homens que adoram ser cool, mas sem perder a elegância: o terno de um botão cruzado.
Marcas como Yves Saint Laurent, Alexander McQueen, Lanvin, Prada e Alexis Mabile mostraram a peça e parecem agradar aqueles que querem fugir da formalidade dos ternos de dois ou três botões. “Embora os estilistas de vanguarda sempre introduzam inovações, as mudanças na moda masculina são muito sutis. O terno como a gente conhece hoje surgiu no século XVIII e desde então pouco se alterou”, diz Lula Rodrigues, editor especializado em moda masculina.

Para ele, essa moda só irá “pegar” mesmo quando homens como Barack Obama – “que só usa terno de 2 botões” – ou o presidente Lula a adotarem. “Só assim o menino que trabalha numa empresa da av. Paulista vai se sentir seguro pra adotar também”, explica.

Já Sylvain Justum, editor de moda masculina e colaborador do BLOG LP dos estilistas, de procurar novos caminhos, novos cortes, novas idéias… A moda masculina está precisando se reinventar. Essa história do abotoamento cruzado põe frescor no que é igual há décadas”, comenta.
Mas, se o número de botões diminui, a gravata não aparece? “Aparecer a ponta da gravata não é um crime hediondo. Crime é o homem ficar empalhado com os 3 botões fechados”, enfatiza Lula.
“Se quiser usar, vai ter que encurtar a gravata. Se bem que essa é uma peça que está morrendo. Nos desfiles internacionais é cada vez menor a presença da grava. Paul Smith fez um desfile todo sem ela. Enfim, a gravata vai na contramão dessa nova alfaiataria”, conclui Sylvain.

E você, o que acha desse novo shape do terno? Você adotaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário