20 agosto 2009

Cancer- Estima-se que em 2020 o número de novos casos alcance 15 milhões de pessoas, por ano, no mundo


Apenas no ano passado, foram mais de 7 milhões de mortes causadas pela doença em todo o mundo.

O dia 27 de setembro foi marcado como o Dia Nacional de Combate ao Câncer.
E, a se tomar por base os números, realmente o assunto é para ser marcado e jamais tratado com descaso. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o grande número de vítimas fatais da doença representa cerca de 13% do total de todas as mortes ocorridas por vários fatores no mundo.

Até o ano de 2020 estima-se que o número de casos novos anuais alcance a ordem de 15 milhões. Cerca de 60% destes novos casos ocorrerão em países em desenvolvimento. No Brasil, em vez de recuar, a mortalidade por câncer cresce assustadoramente.

As estimativas para o ano de 2008 e válidas também para o ano de 2009, apontam que ocorrerão 466.730 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e de colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada no mundo.

É também conhecido que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorrem anualmente no mundo poderiam ser prevenidos.
Diante deste cenário fica clara a necessidade de continuidade em investimentos no desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação, como: na promoção da saúde, na detecção precoce, na assistência aos pacientes, na vigilância, na formação de recursos humanos, na comunicação e mobilização social, na pesquisa e na gestão do SUS.

Os principais tipos de câncer com maior mortalidade foram:
pulmão (1,3 milhão);
estômago (cerca de 1 milhão);
fígado (662 mil);
cólon (655 mil);
mama (502 mil).
Do total de óbitos por câncer ocorridos em 2005, mais de 70% ocorreram em países de média ou baixa renda (OMS, 2006).
RP

Nenhum comentário:

Postar um comentário