06 agosto 2009

HOJE, SÓ QUERO ESCREVER ISSO......


COISAS DE WÂNIA......


Li um artigo sobre o "valor dos pequenos prazeres" e fiquei pensando como as pessoas estão tristes e desmotivadas.

A felicidade está nos 'micromomentos', sugere estudo de universidade americana.


Tenho convivido com pessoas que estão tão estressadas que não conseguem contemplar coisas belas da vida. Não sentem prazer.

Acho que é um sintoma de uma alma enferma. Comtemplar a beleza que nos cerca, ter prazer é uma forma de reconhecer a glória de Deus e adorá-lo.

Você ser feliz ou estar feliz somente quando suas expectativas forem satisfeitas, é desleal com você mesmo.

Colocar nossas expectativas em pessoas ou coisas, nos frustram.

A única pessoa que é incapaz de nos frustrar é Jesus. Fale com Ele, coloque Nele suas expectativas.

As pessoas não conseguem enxergar isso e continuam vivendo de miséria, em busca de algo que jamais vão satisfazê-las.

Miséria de alegria, de bons momentos, de pleniitude, de humor, de união, de paz.

É tão intenso quando sabemos enxergar o valor dos pequenos prazeres.

É tão bom quando inventamos oportunidades para que o prazer exista nos lugares e horas mais improváveis.

Eu tenho praticado e vivido muito disso na minha vida.

Saio com minha filha para dar uma volta e comer algo que estamos com muita vontade.

Morremos de rir das pessoas nos bares, rimos das atitudes dos desconhecidos, criamos novos passeios e aproveitamos imensamente a companhia uma da outra. Estes pequenos “grandes” momentos não tem preço.

Entramos como crianças em um filme às 14 horas de uma segunda-feira, desligamos os celulares para não dizer onde estávamos.

Podemos fazer dessa alegria um hábito constante em nossas vidas.

Hoje preciso de muito pouco para ser feliz. Conversar com amigos a noite inteira e reconhecer Rod Stewart tocando no aparelho de som.

Colocar Tom Jobim e cantar com ele, tomando um bom vinho.

Colocar dance e dançar a noite toda.

Pedir uma pizza e ver um bom filme.

Dormir até tarde no domingo e ver minhas filhas correndo prá minha cama para escolhermos o que vamos pedir para comer.

Comer dois pastéis com caldo de cana.

Deixar o celular tocar sem olhar na bina, pelo prazer de curtir aquele momento com seu amigo, sua filha, seu amado.

Qual é o efeito terapêutico dos momentos felizes que acumulamos na vida? O senso comum nos diz que eles só podem fazer bem. Há quem se dedique a responder isso cientificamente. A professora de psicologia Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, tentou medir o valor dos pequenos prazeres.

Durante um mês, 86 voluntários relataram diariamente as emoções que sentiram, em vez de responder a questões genéricas, do tipo "Nos últimos meses, quanta alegria você sentiu?". O resultado foi publicado no mês passado na revista científica Emotion, publicada pela Associação Americana de Psicologia.

Quanto mais emoções positivas uma pessoa sentia a cada dia, mais acentuada era sua capacidade de se recuperar de situações difíceis ou estressantes, concluiu Barbara. "Pequenos momentos de prazer fazem florescer as emoções positivas. Elas nos tornam mais abertos", diz Bárbara. "E essa abertura para o mundo nos ajuda a construir recursos que favorecem a recuperação diante da adversidade, nos mantém longe da depressão e nos permite continuar a crescer."

Segundo o estudo, ninguém precisa adotar uma postura de Polyana e negar as decepções que a vida nos reserva. Nem achar que a felicidade seja decorrente apenas dos momentos grandiosos. As emoções positivas que produziram mais benefícios durante a pesquisa não eram derivadas de eventos extraordinários. "É preciso valorizar os 'micromomentos' que podem produzir uma emoção positiva aqui ou ali", diz Barbara.


Passe um pouco de tempo com as pessoas a quem você ama, elas não vão estar aqui para sempre.

Diga uma palavra de carinho para a criança que lhe olha admirada, ela vai crescer, viver sua própria vida e se mudar para longe de você.

Abrace quem lhe ama, porque esse é o único tesouro que seu coração deseja e não lhe custa um centavo.

Diga "eu te amo"; passeie de mãos dadas; beije intensamente; o amor da sua vida é quem vai estar ao seu lado quando as coisas derem erradas ou ficarem difíceis.

Pare um pouco. Descanse um pouco. Viva!!!!! Afinal você não é eterno.

O tempo voa. Olho prá trás e me vejo grávida e ao meu lado, duas moças lindas, minhas companheiras...

Não quero perder um dia sequer com irritação, tristeza e ansiedade.

Quero elogiar, quero orar pelas vidas.

Peço para o Espírito Santo me traga sensibilidade nas pequenas coisas e que através delas eu reconheça a glória de Deus.

Quero ver as pessoas ao meu lado sentirem prazer em ter minha amizade e acima de tudo quero viver os “enormes” momentos diariamente como se fossem os últimos e poder dizer: Tenho prazer em viver!!!!!

Como diz Rubem Alves: “A comoção diante da beleza tem o nome de ‘alegria’.” Eu quero viver essa alegria e reparti-la com os que me cercam.

Como dizia João Calvino: "Eis tantas belas luzes acesas no mundo para nos fazer ver a glória de Deus e parece que elas brilham em vão. Elas nos circundam com seus raios, mas a nós faltam olhos: somos cegos", e"não há lugar em que não apareça alguma centelha de sua glória"

Piper diz: “Quando contemplamos algo maravilhoso, existe uma cura maior para a alma do que quando contemplamos a nós mesmos”.

SEJA FELIZ!!!!!!

Um comentário:

  1. Olá!
    Aprendi hoje a dar valor as pequenas coisas,valew!!Que Deus te abençoe mais e mais!!!

    ResponderExcluir