05 agosto 2009

Momento papo-furado: Os maus modos que reinam nos reality shows e a seguir, um momento desabafo, porque o negócio foi feio!

Li no blog" Homens modernos" sobre etiquetas nos reality shows. Concordo plenamente. Acho tão ignorante as pessoas falarem que ter boa educação é frescura. Tem TVs em casa, livros, revistas, internet,convivem com pessoas educadas; como não aprendem?? Aqui um pedacinho do texto e minhas considerações:
Olha, se tem uma coisa que me deixa pasma quando me ponho a ver certos reality shows é a abundância de maus modos dos participantes.
Total falta de uma mera base de uma simplésima boa educação.
Mera.
E aí não estou nem medindo nada com padrões de realeza nenhuma e sim na base simples do puro respeito para com o outro ou para com a atividade que se esteja fazendo.
Aliás, as regrinhas de etiqueta foram criadas justamente pra fazer o convívio entre pessoas o melhor possível e não pra restringir ninguém num padrão de tortura mental e postural qualquer. Por isso, sobretudo num ambiente recheado de gente é bom se atentar a elas.

E como em realities como o BBB e A fazenda (acho que os animais são muito mais bem educados e civilizados do que a turminha deste campo, não? Nooossaaa!) o que não faltam são maus exemplos neste quesito, vou me basear no que de pior vejo neles pra dar uma corrigida básica.

Então, vamos aos deslizes que me veem a mente no momento:
• Gente, comer de boca aberta não rola, né? Nem rápido. Tem pessoas que devoram literalmente o prato. É muito desagradável!!
• Não sabe usar os talheres???? Olha na internet.
• Mastigar chiclete com a mesma boca aberta idem. Ficar vendo alguém ruminando de boca abertona é dose. Aliás, acho que a vaca rumina com muito mais educação. Depois ela é que a vaca e nós é que somos os humanos.
• Deixar o chiclete colado ou jogado por aí ibdem ibdem.
• Voltando aos hábitos de comer: a postura é algo super importante. Não fique debruçado no prato.
• Se for usuário de chapéu ou boné, na hora de sentar à mesa, tire-o, né? Pra mim isso é o mínimo-necessário no quesito. Gente, tem um monte de gente lá na igreja, que participa do culto de boné. Pelo amor de Deus.....e nos restaurantes da cidade....
• No convívio em grupo onde o espaço será dividido, respeite o espaço do outro.
• Se alguém estiver dormindo, silêncio. Se quiser fazer barulho, faça em outro lugar bem longe do sono alheio.
• Sujou, limpou e imediatamente não quando der ou bem-quiser. E isso vale pra louça de cozinha, banheiro etc e tal, depois de usado.














• Sabe o chuveiro? Não é lugar pra fazer xixi. Nem nele e nem na piscina. Existe mictório ou vaso sanitário pra isso, dude. E recolha o cabelo que sempre cai na hora do banho na boca do ralo.
• Se tarefas foram dividas, faça a sua na boa e na hora determinada.
• Não utilize as coisas como se só você existisse no mundo. Se é do tipo que demora no banho, ou tome um mais rápido ou seja você o último na linha ou então tome banho na hora que ninguém quiser fazê-lo. E que isso valha pra todo o resto. Em resumo: não deixe que quem você é interfira negativamente na dinâmica de convivência de um grupo.

• Quanto aos barracos… bom, qualquer pessoa que já viveu com um bom número de pessoas debaixo de um mesmo teto (coisa que eu já fiz) sabe que rusgas são inevitáveis porque conviver com o outro não é tarefa das mais fáceis.
Ainda mais com um bando de desconhecidos (meu caso também). O melhor a fazer quando tiver que enfrentar uma experiência de viver em grupo é acionar o botão da tolerância in full force, não medir ninguém pelos seus parâmetros, procurar resolver na boa os eventuais problemas que tiver com alguém (fale numa boa e não em tom condenatório ou na base da cabeça quente) no ato (ou o mais breve possível quando a cabeça estiver esfriado) que algo te incomodar e tentar encarar a situação com a mente aberta, do tipo que vai lá pra aprender algo, pra acrescentar e não pra subtrair. Porque sempre se tem algo pra aprender no matter what.
O que é sempre muito bom. Basta dar uma chance para a experiência.
• E quando o barraco se formar, não coloque mais lenha na fogueira. Jogue terra nele. Pra efeitos de TV eles até valem a jogada de querosene, mas pra nossa vida diária é estresse que pode e deve ser contido asap.

• Dar um Bom-Dia e Bom-Noite pra todos é sempre uma boa. Isso vale também nos elevadores, restaurantes e afins.E se desculpar quando pisar na bola idem.

Aproveitando a oportunidade: Cortem as unhas dos pés. Deixando-as sempre limpas. • Fala baixo. Não grita. Guarde suas intrigas familiares para quando estiver entre 4 paredes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário