23 agosto 2009

Psicólogo afirma que jogos de computador podem causar vício como as drogas


Para quem joga muito a afirmação pode parecer tardia e óbvia, mas para quem não conhece muito a respeito do mundo dos jogos, um choque: pesquisadores de uma universidade alemã afirmam que os jogos podem ser tão viciantes quanto as drogas, e seus usuários podem sofrer as mesmas conseqüências em caso de abstinência.

O estudo, feito por Klaus Woelfling, psicólogo e diretor da Clínica para Vício em Jogos da Universidade de Mainz (em português, Mogúncia), na Alemanha, revelou que pessoas que jogam demais podem ter de lidar com os mesmos efeitos físicos e psicológicos da abstinência, caso decidam desligar seus computadores ou consoles por um tempo.

De acordo com o site TG Daily sintomas como taquicardia e suor em excesso podem atingir o viciado. Essas são características semelhantes às apresentadas em usuários de drogas.
Os viciados em jogos não chegam a sofrer as alucinações causadas pelos componentes químicos, mas têm sonhos frequentes com os títulos que jogam.

Woelfling revela que esses problemas só costumam existir quando o jogador não consegue decidir o momento em que começa ou para de jogar, e nem por quanto tempo faz isso. Além de não se sentirem confortáveis em falar sobre o assunto, esses jogadores excessivos também costumam ter surtos de urgência em jogar, noticiou o site Top News. Pessoas que apresentem algum desses sintomas devem procurar tratamento médico antes de qualquer outra atitude.

Poderia-se pensar que esse problema atinge apenas os países ricos do ocidente, mas é geral. Na Tailândia, por exemplo, o Bangkok Post mostra outra pesquisa na qual 97% dos entrevistados acreditam que dar às crianças acesso ilimitado a jogos de computador pode aumentar as chances de vício. A maioria também respondeu que o excesso de jogos pode prejudicar os estudos e incentivar comportamentos agressivos e violentos.

A pesquisa alemã, de nome “Children and Computer Game Addiction”, foi mais abrangente: entrevistou 1.775 pessoas de 17 países e informa que 71% das pessoas pensa que os jogos podem levar as crianças a aderir a atividades criminosas e concordam com a medida do governo tailandês em proibir menores de 18 anos de jogarem em lan houses mais de três horas por dia.

No Brasil, uma lei similar foi adotada pelo governo. Crianças de 8 a 14 anos podem freqüentar lan houses até as 20 horas, mas apenas com autorização dos pais reconhecida em cartório. Já adolescentes de 14 a 18 anos podem freqüentar esses locais até as 22h, devidamente identificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário