25 setembro 2009

Vacina contra a gripe A é eficaz


A vacina da Gripe Suína, que deverá combater o vírus H1N1, causador da gripe A, deve ficar pronta em menos de um mês, de acordo com Thomas Frieden, diretor da agência de controle de doenças dos Estados Unidos, a CDC. Anteriormente o CDC acreditava que a vacina só ficaria pronta ao fim do mês de outubro.
Frieden afirma que a vacina começa a surtir efeito depois de oito a dez dias da sua administração.
A orientação é que grávidas, idosos e crianças em idade escolar devem tomar a vacina assim que ela for disponibilziada.

Pessoas com a saúde debilitada por outas condições de saúde, como diabetes, problemas cardíacos ou doenças hepáticas também se encaixam no grupo de risco e devem também tomar a vacina.

De acordo com Frieden, nos Estados Unidos, agentes de saúde devem aplicar a vacina contra a gripe A juntamente com a vacina contra a gripe comum.
Para Frieden, o modo de prevenção e proteção contra as duas doenças é semelhante: “A mensagem é simples: se você está doente, fique em casa”, diz, e completa: “Se a doença está piorando, com problemas na respiração e febre alta, vá ao médico imediatamente”.
O especialista também chama a atenção para o alto índice de segurança da vacina para a gripe comum e, agora, para a gripe A.
CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário