17 outubro 2009

Psicopatas são distraídos e não insensíveis, diz estudo


Pesquisador diz que psicopatas como CHarles Mason parecem valentões porque têm dificuldade em prestar atenção no que é assustador

Os psicopatas não são incapazes de sentir emoções - eles sofrem de déficit de atenção. É o que revelou uma pesquisa liderada pelo psicólogo Josph Newman, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, divulgada nesta semana pela revista americana New Scientist. O psicólogo estudou como pessoas com personalidade psicótica reagiam quando sabiam que sentiriam dor.

Até agora, as pesquisas diziam que os psicopatas poderiam não sentir dor. Estudos com imagens da atividade do cérebro de pessoas que sofrem dessa doença revelaram um padrão anormal na amídala, região do cérebro que processa o medo e outras emoções. Newman explicou que esses estudos apoiavam a ideia de que os psicopatas não têm emoções.

- As pessoas acham que eles são predadores insensíveis.

O psicólogo estudou 125 prisioneiros condenados por crimes hediondos. Eles foram classificados de acordo com várias características típicas do comportamento de um psicótico, como narcisismo, impulsividade e indiferença. Mais ou menos 20% deles tiveram pontos suficientes para serem descritos como psicóticos, uma proporção comum entre criminosos, mas muito acima da media de 1% entre a população que não sofre do distúrbio.

Para fazer o teste, os pesquisadores ligaram os presos a um aparelho que mediu com que força eles fechavam os olhos – uma indicação de medo – e colocaram uma tela na frente deles. Durante os testes, eles foram avisados que uma letra piscaria no monitor do computador e que, depois que aparecesse uma letra vermelha, eles poderiam levar um choque, mas nunca depois de uma letra verde.

Os presos foram instruídos a apertar botões para dizer se a letra mostrada era verde ou vermelha. Aqueles que tinham características psicóticas piscaram e vacilaram ao ver as letras vermelhas tanto quanto os outros participantes.

Mas quando deveriam indicar se as letras eram maiúsculas ou minúsculas aqueles que eram psicóticos quase não piscaram ao ver as vermelhas enquanto que os outros continuavam com medo de levar um choque.

Newman contou que a descoberta sugere que os psicopatas sentem tanta dor quanto qualquer pessoa normal. Eles só parecem insensíveis e valentões porque têm dificuldade em prestar atenção no que é assustador.

O pesquisador diz que essa nova hipótese talvez possa ajudar não só no tratamento de psicopatas como também no reconhecimento deles como indivíduos mais humanos.

Agora, ele está montando um programa de treinamento que irá lembrar os criminosos psicóticos sobre as consequências de suas ações, o que deve ajudar na diminuição de recaídas ao crime.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário