23 novembro 2009

QUE CAMINHO SEGUIR?


Em seguida (Jesus) apareceu a Tiago – 1 Coríntios 15.7

Tiago era um dos irmãos do Senhor Jesus (Mc 6.3). Ele estava entre aqueles dos quais João diz que não acreditavam em Jesus enquanto Ele se encontrava em seu ministério terreno (Jo 7.5). Ele era um daqueles que não via razão para crer que seu irmão fosse qualquer outra coisa que não o filho de José e de Maria.

Mas, no livro de Atos, Lucas diz que ele se tornou um líder da igreja em Jerusalém (At 15.13). Vemo-lo tomando grandes decisões na igreja e sendo mencionado por Paulo como uma das colunas da igreja (Gl 2.9). Mas, o que aconteceu entre o momento em que Tiago era um dos incrédulos irmãos de Jesus e o momento em que ele se tornou um fiel seguidor do Senhor?

Os detalhes não sabemos ao certo, mas, Paulo nos dá uma dica do que provavelmente levou Tiago a mudar sua forma de ver seu irmão. Paulo diz que quando Jesus ressuscitou, apareceu a Tiago (1 Co 15.7). Não dá para afirmar, mas acredito que este foi o momento em que Tiago descobriu que seu irmão não era simplesmente o filho do carpinteiro, mas sim o Filho de Deus.

Ele havia ouvido todos os argumentos de Jesus acerca de sua missão, mas só teve sua vida mudada quando teve uma revelação do Cristo ressurreto.

Há pessoas que não aceitam simples argumentos acerca da verdade. Estes têm sede da verdade, mas querem que esta verdade se manifeste a eles. Não são sínicos, nem opositores da verdade. Eles só querem ter certeza de que é a verdade. Deus disse que quem tem sede será saciado (Ap 21.6). Creio que Tiago era assim. Quando a verdade se manifestou, ele a abraçou.

Hoje, quando mil e um caminhos se apresentam diante de nós e cada um assegurando ser a verdade, Deus está de olho naqueles que desejam saber que caminho seguir. O mundo está cheio de “donos da verdade”, mas Jesus disse que Ele é a verdade. Ele não é um faz de conta, é uma pessoa. Ele se manifestou a Tiago e fez sua vida mudar de rumo. Ele ainda hoje se manifesta àqueles que se encontram perdidos e desejam seguir o caminho.

Pr Edmilson/ reflexões-posts

Nenhum comentário:

Postar um comentário