27 dezembro 2009

Casamento faz bem à saúde mental, confirma um novo estudo


De acordo com uma pesquisa feita na Nova Zelândia, dizer aquela palavrinha mágica no altar faz bem para a saúde.


Os cientistas avaliaram 34 mil pessoas de 15 países diferentes e observaram que o casamento diminui as chances de se desenvolver doenças mentais, como depressão e ansiedade.

O mesmo estudo averiguou também que o oposto dessa lógica é verdadeiro, ou seja, os viúvos e divorciados estão mais sujeitos a distúrbios.

No caso das mulheres, de acordo com a pesquisa, elas ficam mais vulneráveis aos vícios, como alcoolismo e dependência de medicamentos, enquanto os homens ficam mais suscetíveis a depressão.

Já uma outra pesquisa recente, publicada no "Journal of Health and Social Behavior", foi um pouco além e apontou que um casamento tardio ou um segundo casamento após o divórcio ou a viuvez pode amenizar os efeitos traumáticos da separação ou da morte de quem se ama.

"Imagine que a saúde é dinheiro guardado no banco", disse Linda Waite, professora de sociologia e diretora do Centro de Envelhecimento na Universidade de Chicago e co-autora do estudo. “E o bom casamento é como depósitos repetidos e regulares em sua conta de poupança de saúde para a idade adulta e a velhice”, concluiu.

Marie Claire/Notícias Cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário