09 dezembro 2009

CUIDADO:Só duas das marcas de protetor solar mais vendidas fazem efeito de verdade, diz pesquisa


Entre as dez marcas de protetor solar mais vendidas do mercado, apenas L'Oreal e Cenoura & Bronze são realmente eficazes, revelou uma pesquisa da Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

L'Oreal Solar Expertise foi a que teve melhor avaliação geral, seguida pelo Cenoura & Bronze. As marcas foram analisadas nos seguintes quesitos: rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência e teste em uso.

Na composição, a associação avaliou que a maior parte dos produtos possui um ingrediente potencialmente cancerígeno - o benzophenone-3 -, que é até proibido em outros países. Os que não possuem esse composto são L?Oreal, Cenoura & Bronze e Helioblock (da La Roche-Posay).

Todos os produtos testados oferecem proteção contra raios UVB, que são cancerígenos. Porém, Coppertone, Episol, Natura e Banana Boat têm, de acordo com o estudo, proteção UVA muito baixa (menor do que 30% do FPS, que é a medida considerada aceitável na Europa. No Brasil não há controle ou exigências sobre a proteção UVA).

Já sob o sol, muitas marcas não tiveram bom desempenho. Avon, Helioblock, Nivea, Banana Boat e Sundown não mantém nem 80% da proteção inicial após uma hora de uso. Depois da imersão em água por 30 minutos, o produto da Natura perdeu 30% da proteção inicial, enquanto a eficácia do Sundown caiu para 55%.

Entre os rótulos, o produto que recebeu a pior nota foi o Helioblock, por apresentar informações em uma etiqueta muito pequena, de difícil leitura, segundo a Pro Teste. L'Oreal, Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Natura ganharam pontos por indicar o fator de proteção UVA.

Também foi avaliada a viscosidade dos produtos - já que um creme não pode ser líquido demais, o que dificulta a dosagem, nem muito grosso, que fica difícil de dosar. Segundo a pesquisa, Helioblock e Cenoura & Bronze são muito líquidos, enquanto o Banana Boat é grosso demais.

No quesito hidratação, o protetor solar da Natura foi eleito o melhor, pois aumentou em 16% a textura da pele das pessoas que o experimentaram.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário