19 fevereiro 2010

Mornidão espiritual, um mal que "causa náuseas" em Deus




Vivemos num mundo cada vez mais atribulado, em que os verdadeiros valores da moralidade estão a cair em desuso. São tempos conturbados. Tempos em que foi profetizado que "por se multiplicar o pecado, o amor de muitos esfriará".
Isso é terrível. Embora esta profecia se esteja a se cumprir, cabe a cada um de nós evitar que ela se cumpra em nossas vidas.

Na passagem de Apocalipse 3.14-22, vemos a mais dura e severa repreensão que Jesus dá a uma igreja, neste caso de Laodiceia. É a única que não recebe nenhum elogio. Mas a leitura desta carta pode ajudar a nós assim como pôde ajudar o povo daquela igreja contaminada. Apocalipse 3.14-16 diz:

"Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca."

Deus não aceita nada menos do que o melhor.


Ser frio (descrente) é preferível a ser morno (conhecedor da verdade e andar após o mundo).
A palavra de Deus compara todas essas pessoas a uma mulher adúltera.
Para Deus, é necessário que sejamos sempre quentes, fervorosos, fiéis e dignos de confiança (Romanos 12.11).

Eis aqui alguns inimigos que temos de combater se quisermos superar esse espírito de mornidão:

Conformismo - Ficar satisfeito com qualquer coisa.
Há uma falta de entusiasmo e de expectativa em receber mais de Deus.
Nunca poderemos ficar conformados, pois existe um mundo para ser salvo e pessoas que necessitam de receber a ajuda de Deus.
Devemos estar agradecidos por tudo o que Deus tem feito em nós, mas que isso não nos deixe conformados.

NM- Pessoas que acham que o que Deus fez já está ótimo. Ele abriu portas financeiras, ajustou os lares, porém não tem intimidade com Jesus. Tem uma vida espiritual fraca.
Não são conduzidos pelo Espírito Santo.

Religiosidade – Um grande perigo que muitas vezes é ignorado. Consiste em fazer as coisas de Deus por rotina, mecanicamente.
É cumprir uma série de tarefas sem gozo no nosso coração pelo que estamos a fazer ser para Deus. Ainda que as tarefas que nos foram confiadas sejam repetitivas, alegremo-nos no Deus da nossa salvação e demos-Lhe toda a glória.

Resistência à santificação – Antes de podermos avançar para a santificação, é necessário o afastamento do pecado.
O problema é que muita gente quer chegar perto de Deus sem querer se afastar do pecado e de tudo aquilo que sabe que desagrada o coração de Deus.
O afastamento do pecado e a submissão a Deus é que geram a santificação.
NM- Cristãos deficitários

Não saber lidar com os desapontamentos – Um desapontamento é algo que nos afasta de Deus na medida em que ficamos decepcionados com alguém ou até mesmo com o próprio Deus. Quando alguém não corresponde às nossas expectativas, corremos o risco de cair nessa armadilha. Do desapontamento podem surgir ressentimentos e amargura.
NM- Enquanto está tudo bem, Deus é bom. Quando chega a tempestade, desesperam e reclamam da demora de Deus, dizem que o Senhor não tem misericórdia, não sabem lidar com perdas e problemas, não confiando na soberania de Deus.

É provável que alguma destas situações já se tenha passado conosco. Mas, para qualquer delas, a única solução é o arrependimento sincero acompanhado pela oração, para que o fogo consumidor de Deus continue a arder nos nossos corações.

A-BD
NM-Nota minha

Nenhum comentário:

Postar um comentário