14 março 2010

Pais superprotetores inibem o crescimento do cérebro de seus filhos

“Filho, volte para casa e ponha já um agasalho” – ao fazer isso sua mãe pode estar acabando com mais coisas do que com sua liberdade.
Ela pode estar diminuindo o crescimento de seu cérebro.

Crianças com pais superprotetores ou negligentes podem ter defeitos no crescimento normal do seu cérebro e serem mais suscetíveis a doenças psiquiátricas – associadas com defeitos no córtex pré-frontal.


Para investigar essa conexão, cientistas analisaram os cérebros de cinqüenta pessoas com cerca de vinte anos, e então pediram para que elas respondessem a questões relativas ao relacionamento com seus pais durante os seus primeiros 16 anos de idade.

Os participantes deveriam analisar o relacionamento com seus pais com respostas do tipo “não queria que eu crescesse”, “tentava controlar tudo o que eu fazia” ou “tentava me tornar dependente dele/dela”.

Os cientistas então descobriram que os filhos de pais superprotetores tinham menos massa cinzenta. E não é só isso, quando os pais (não as mães) eram negligentes as crianças também tinham problemas no desenvolvimento de seus cérebros.

Essa falha de desenvolvimento no córtex pré-frontal é normal em pessoas com esquizofrenia e outras doenças mentais. De acordo com os pesquisadores é o excesso do hormônio do stress (cortisol) e a falta do hormônio da felicidade (dopamina) que prejudica o desenvolvimento cerebral.

Agora, quando sua mãe estiver te incomodando na hora do seu seriado preferido para que você faça a tarefa de casa, você pode mostrar essa pesquisa para ela – com certeza, ela irá sair do seu pé.

Fonte: www.newscientist.com/hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário