08 setembro 2010

Elixires da beleza- A indústria de alimentos lança suplementos que prometem tornar as pessoas mais bonitas


Até pouco tempo atrás, os cremes de beleza eram a principal arma contra o envelhecimento da pele. Eles supostamente protegem dos raios do sol, abastecem as células de substâncias antioxidantes e dão vitaminas essenciais para combater os radicais livres.

Recentemente, porém, a beleza passou a estar associada à boa alimentação. Logo, fabricantes de iogurtes, barras de cereais, chocolates e até sucos passaram a incluir em seus produtos as mesmas vitaminas e antioxidantes dos cremes para o rosto.

O empresário americano Scott-Vincent Borba, do ramo de cosméticos, foi um dos primeiros a colocar na água “substâncias que vão ajudar a cuidar da pele das mulheres”.
Foi em 2004. A moda desse tipo de beberagem é mundial e já movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano.

No Brasil, ainda há poucas opções. A mais conhecida é uma bebida chamada Beauty Drink, uma água com sabor que contém vitaminas antioxidantes. Ela disputa espaço nas prateleiras com sucos naturais, isotônicos e refrigerantes de baixa caloria. A embalagem colorida com aspecto de creme de rosto se destaca entre as demais – e custa até três vezes mais (R$ 8, no site).
O pó que contém o sabor e as alegadas vitaminas fica preso à tampa e só se mistura com o líquido quando a embalagem é aberta.

Atrevidamente, o Beauty Drink promete hidratar corpo e alma.
Frases como “Para alegrar a vida” e “Para ser jovem todo dia” aparecem na embalagem, vinculadas aos sabores e às supostas funções de cada um dos componentes do produto. Pode-se deduzir que a alegria prometida virá da taurina, ingrediente ativo das bebidas energéticas, presente em quantidade não declarada em todos os sabores do Beauty Drink.
Por causa dela, o produto não deve ser consumido com bebida alcoólica nem por crianças.

Mas e o tal efeito embelezador? O apelo do Beauty Drink vem de uma poderosa combinação de vitaminas associadas à saúde da pele. Essa aglomeração não existe em alimentos naturais.
O sabor tangerina com acerola e guaraná tem cálcio, zinco e selênio.
Parece muito? Pois há, ainda, vitaminas A, E, C, B2, B3, B6 e B12 em quantidades elevadas. Em alguns casos, as doses suprem 100% das necessidades diárias.
A promessa é que essa concentração tornará as pessoas mais bonitas.

Para médicos e nutricionistas, uma alimentação balanceada é capaz, sozinha, de resolver as necessidades do corpo – e manter a pele saudável.
“Os suplementos não são necessários, mas tampouco são contraindicados”, diz a médica nutróloga Marcella Duarte.
Para evitar rugas, ela afirma, o cuidado com a alimentação e com a pele tem de ser diário.
E de longo prazo. As vitaminas que são importantes para a pele podem ser encontradas em vários tipos de alimento. Nos laticínios, nos grãos, na carne vermelha, nos ovos, no peixe, nas frutas e nos vegetais. É mais difícil obtê-las de uma alimentação equilibrada do que de um frasco de vitaminas. Mas a experiência sugere que esse ainda é o melhor jeito.

Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário