13 outubro 2010

SERVIR

Hoje, quero falar de uma pessoa muito especial pra mim e pra Deus.
Andreína chegou à minha casa para nos servir, há 50 anos. Eu nem havia nascido quando aquela mulher começou a dedicar sua vida à nossa família.

Uma fidelidade ímpar. Exelência em tudo que fazia. Ela nos criou, nos amou e viveu sua vida para servir e defender minha casa.
Nos 30 anos que morou conosco (depois disso, ganhou uma casa, mas continuou trabalhando com a gente), me lembro que ela deixou de ir à nossa casa apenas no dia em que seu irmão faleceu.

Quando tive minhas filhas, ela ia diariamente, preparar nosso almoço .
Nunca se atrasou e jamais faltou ao trabalho, mesmo quando eu pedia pra ela ficar em casa descansando, ela aparecia para certificar que estávamos bem.
Que fidelidade dessa “mãe”.

Hoje, com quase 90 anos, ela ainda respira nossa família e com todo esse amor e dedicação, claro, que em sua caminhada teve um encontro com Jesus e Ele cuida dela.

Tenho um carinho imensurável por ela.
Deus se manifesta através da sua vida para falar comigo e isso acontece sempre.

Quando Jesus levou minha mãe, deixou Andreína para me amar e cuidar de mim.
Com sua presença me senti mais segura e fortalecida.
Hoje, é mais uma criança que tenho para cuidar e faço isso com o maior prazer.

Estou morando em um hotel temporariamente, até minha casa ficar pronta.
E nesse lugar, não permite cachorros. Então deixei minha nenê, com a Andreína.
Me constrange seu carinho pela Charlotte. No preparo da comida, nas palavras, no abraçar.
Sei que isso tudo ela faz por que a nenê é minha e tudo que me pertence, ela se dedica.

Cada dia que me proponho a visitá-la e a serví-la, Deus fala comigo de uma forma diferente.
Saio de lá, cheia da graça.

Ontem, fiquei o dia todo com as duas, Charlotte e Andreína.
Levei-as para passear, tomar sorvete, conversar e no final do dia, fui jantar em sua casa e compartilhar do amor de Deus.
Nos doamos mutuamente, nos permitimos a sermos servas uma da outra.

Cheguei em casa muitíssimo feliz e comecei a meditar na grandeza de servir.
Servir na beleza da sua palavra, com exelência.
Servir não possui garantia de benefícios divinos.

Há pessoas que acreditam que servindo, merecem ser abençoadas.
Pensando assim, estas pessoas tentam manipular Deus, pensando que Ele irá por isso, atender seus caprichos egoístas.
É tão bonito quando servimos por amor.
Com esta motivação, expressamos o Reino de Cristo.

Servir ao próximo não é tarefa desgastante.
Não é preciso grandes obras ou investimentos.
Tudo que se precisa é o desejo de partilhar, de doar-se.

Para Jesus, a verdadeira grandeza se expressava essencialmente pela atitude de amar e servir.
Certamente por isso Ele ensinou que o maior de todos os mandamentos é o amor: “Amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios” (Mc 12.30-33).

Quando nossa motivação ao servir é ganhar, de alguma forma, já não temos uma relação de amor que Deus espera de nós.
É tão gratificante servir, amar, dar-se a favor do outro.
Faz bem e acrescenta nobres valores às nossas vidas.

Minha oração é que tenhamos humildade, disposição, doação, generosidade, delicadeza e amor, seja lá com quem for e que entendamos que somos servos uns dos outros.

“Como o filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. (Mt 20.28 )

“Amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo”

Um comentário: