12 novembro 2010

O chocolate pode entrar em extinção


Se continuarmos com os nossos níveis de consumo atuais o chocolate pode se tornar um produto muito raro e, obviamente, caro daqui a vinte anos.

O problema, na verdade, é muito simples. De acordo com pesquisas da Associação de Pesquisa, estamos comendo muito mais cacau do que produzimos o que indica que, se continuarmos nesse ritmo, o chocolate provavelmente vai acabar.

O cacau, atualmente, é muito desvalorizado – na África é possível comprar toda a coleta de um trabalhador por um real ao dia – e, além disso, por ser muito barato e por ser difícil de cultivar os agricultores têm mais vantagens cultivando outro tipo de produto, como seringueiras que produzem borracha.

O que isso significa na prática? Que logo o seu amado chokito irá custar cerca de 20 reais. De acordo com alguns pesquisadores mais alarmistas, o chocolate logo poderá ser tão caro, raro e “chique” como caviar.
No entanto, há esperança – os cientistas da fabricante Hersheys conseguiram seqüenciar o genoma do cacau, fazendo com que no futuro fabricar o chocolate possa ser mais simples.
Mas, na dúvida, é bom começar a estocar seus Kinder Ovos agora. [Gizmodo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário