22 março 2011

Quatro bispos sabiam de abuso de padre e nada fizeram, diz vítima


O jornalista Juan Carlos Cruz, uma das cinco vítimas de abusos sexuais pelos quais o Vaticano condenou o sacerdote Fernando Karadima (foto), acusou quatro dos atuais cinco bispos chilenos vinculados à Paróquia Sagrado Coração de El Bosque, que atende a um setor de fiéis mais conservadores.

“Viam tudo e não faziam nada, estavam parados ao meu lado quando eu via algo impróprio... estamos falando de sacerdotes e de atuais bispos, entre outros (Andrés) Arteaga, dos bispos da (Paróquia) El Bosque”, declarou à Radio Biobío.

A emissora de rádio identificou que, além de Arteaga, bispo auxiliar de Santiago e até três semanas atrás, vice-chanceler da Universidade Católica, seriam cúmplices o bispo de Talca, Horacio Valenzuela; o bispo castrense Juan Carlos Madrid e o bispo de Linares, Tomislav Koljatic.

Soledad Ruiz, da Rede Chilena Contra a Violência Doméstica e Sexual, disse à mesma rádio que “não são apenas depreciáveis os fatos que Karadima cometeu, mas também o silêncio e a ocultação que a própria Igreja Católica fez”.

do Religión Digital/paulopes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário