29 maio 2009

ANIMAIS TEM SENSO DE MORAL COMO OS HUMANOS

Cientistas que estudam o comportamento animal, acreditam ter evidências de que espécies de mamíferos, entre ratos e primatas, têm moral de conduta, assim como os humanos.
O professor Marc Becoff, da Universidade do Colorado, acredita que a moral está ligada ao cérebro dos mamíferos e provê uma ligação social que permite que animais agressivos e competitivos vivam juntos em grupo. O professor tem evidências de que, ao redor do mundo diferentes espécies tem um senso inato de justiça, empatia e ajudam outros animais. Isso dá munição para grupos que buscam que os animais sejam tratados mais humanamente.

O professor Bekoff acredita que a moral nos animais ajuda a regular o comportamento social em grupos. Ele diz que as regras ajudam a controlar as brigas e o comportamento cooperativo. Mesmo animais que estão longe de nós na escala evolutiva, como baleias e gofinhos, têm as mesmas estruturas cerebrais responsáveis pela empatia nos humanos. Outras descobertas mostraram que alguns animais podem ser capazes de mostar empatia com outras espécies. (Telegraph)


Para ilustrar: Se lembram do vídeo do cão ajudando seu amigo em um ato heróico não se importando com o perigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário