20 maio 2009

BOPE - Uma transformação profunda

O quartel do BOPE fica em Tavares Bastos, comunidade localizada em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. O prédio, construído para abrigar um cassino ilegal, foi interditado pelo Estado e posteriormente cedido ao batalhão. No último andar da unidade, na última sala, fica a Congregação dos PMs evangélicos do BOPE. E no local ocorrem transformações profundas na vida dos policiais.

Os policiais evangélicos da equipe que estiver de serviço no dia pegam a chave da congregação, que fica à vista de todos, e iniciam o culto. A congregação é interdenominacional, reúne evangélicos das mais diversas denominações.

Como os policiais ficam aquartelados e só são acionados quando alguma equipe da PM está encurralada ou em situação de risco, os cultos ocorrem todos os dias, no horário do almoço e de noite. “Antes de construirmos a congregação, orávamos em qualquer lugar dentro do Batalhão, até mesmo no terraço pelas madrugadas” conta Sargento Silva um dos membros da congregação do BOPE.

O sargento encara a congregação como um ministério. Como trabalha na inteligência e está todos os dias no batalhão, ele costuma iniciar as reuniões no horário do almoço. Ele conta que ter começado a trabalhar na inteligência foi uma benção de Deus, ele se formou no BOPE em 1998 e em 2000 foi convidado para trabalhar internamente ao pedir para sair das ruas.

A atuação das igrejas evangélicas nos presídios é um grande auxílio para manter a paz nas instituições carcerárias.

A igreja do BOPE é ativa e as ações não ficam restritas ao Batalhão. Durante os cultos eles se reúnem para orar, para estudar a Bíblia, para louvar e para evangelizar. As portas ficam abertas para que os policiais que não são evangélicos possam participar. E também possuem um grupo musical, a Tropa de Louvor, que visita igrejas para dar testemunhos, pregar e cantar.
A congregação já realizou um culto evangelístico em Tavares Bastos, surpreendendo a população, algumas pessoas se converteram ao Evangelho.

Os policiais agem como verdadeiros soldados de Cristo e as histórias de livramentos e de conversões crescem a cada dia.
O próprio sargento Silva foi um dos consolidados pelos cultos da Congregação do BOPE, quando a unidade ainda não tinha quartel próprio e ficava localizada junto com o Batalhão de Choque.
Ao atravessar problemas familiares sérios, no ano de 2001, o policial passou a assistir a um culto transmitido pela televisão, como não se identificou com a doutrina da igreja, começou a participar dos cultos no batalhão. E houve um milagre em sua família, seu pai e seu irmão que estavam passando por problemas psicológicos e foram curados.
Hoje o sargento, que tem diversas histórias de conversão para contar, tem muitos sonhos para a congregação e prega a Palavra a todos quanto pode.

A influencia do Evangelho não fica restrita aos Batalhões, capitão Blaz contou ao site Projeto Vida Nova, que a atuação das igrejas evangélicas nos presídios é um grande auxílio para manter a paz nas instituições carcerárias. “Seria como dar um tiro no pé, abrir mão dos grupos evangélicos nos presídios” afirma o capitão. Ele apenas ressalva que a atuação da igreja só não pode ultrapassar a ação do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário