14 junho 2009

Beleza em comprimidos


Hoje existem comprimidos que ajudam na luta contra o envelhecimento, complementando o tratamento estético. Alguns suavizam a agressão dos raios ultravioleta e incrementam a proteção solar de dentro para fora. Outros têm ação antioxidante e protegem nosso colágeno e as células da pele. E outros ainda aumentam a hidratação da pele.
Para essa coluna, selecionei alguns suplementos que acredito serem benéficos e podem ser indicados após uma avaliação personalizada dos hábitos e necessidades de cada um.

1. Suplementos antioxidantes

Combatem os danos causados pelos radicais livres, que são moléculas produzidas durante o funcionamento das nossas células. Os radicais livres aceleram nosso envelhecimento, incluindo a pele. Eles aparecem sempre, por mais saudável que você seja. São produzidos, por exemplo, durante o simples ato de respirar. Poluição, cigarro, bebidas alcoólicas e stress aumentam sua produção. A proteção contra os radicais-livres melhora a firmeza e elasticidade da pele.

Os suplementos à base de antioxidantes são uma verdadeira febre comercial. Dentre eles, temos o licopeno, o beta-caroteno, o chá verde, a vitamina C, a soja, dentre vários outros. Além da função antioxidante, alguns desses elementos ainda têm outras funções, e por isso estão listados novamente a seguir.

2. Beta-caroteno: dá um tom alaranjado para a pele e intensifica o visual do bronzeado.

3. Vitamina C: ajuda na cicatrização e na produção de colágeno.
4. Isoflavonas: além da ação antioxidante, ainda melhora a hidratação da pele.

5. Ácidos Graxos: são o ômega 3 e o ômega 6. Têm ação anti-inflamatória e melhoram a hidratação da pele.

6. Biotina: ajuda a manter a saúde de cabelos e unhas.

7. Polypodium leucotomos: é um extrato de planta que apresenta atividades antioxidantes e protege a pele de danos causados pelo sol.
A lista não para aí. Ainda há outros elementos benéficos, como selênio e zinco.

Tomar colágeno funciona?

O apelo é grande: se a pele firme é rica em colágeno, e se na pele flácida o colágeno é escasso e frágil, tomar colágeno parece ser a solução. Antes fosse assim. Apesar de aparentemente fazer todo o sentido do mundo, não funciona desse jeito. Não há estudos científicos endossando aquilo que intuitivamente parece lógico. O colágeno tomado não parece ser aproveitado pela nossa pele.

O que você come ajuda na sua beleza?

Muitos ingredientes que compõem as pílulas da beleza são encontrados na nossa dieta. Isso levanta uma controvérsia. A dúvida é: será que as pessoas que se alimentam bem realmente se beneficiam dessa suplementação? Não há um consenso. Alguns defendem fervorosamente o uso. E outros acham que esses suplementos acabam eliminados descarga abaixo, depois de serem filtrados pelos rins.

Abaixo estão listados alguns dos ingredientes presentes nos suplementos para a pele e os alimentos onde são encontrados.

Fontes de vitamina E: germe de trigo, óleos vegetais (de soja, milho, girassol), gema de ovo, vegetais com folhas verdes como o espinafre, legumes, nozes, amêndoas, abacate.

Fontes de vitamina C: laranja, limão, mamão, brócolis, couve-flor, espinafre, acerola, morango.

Fontes de licopeno: tomate, melancia, beterraba, pimentão, mamão. No tomate cozido, e também no ketchup, a absorção de licopeno é maior.

Fontes de isoflavona: soja e seus derivados.

Fontes de beta-caroteno: cenoura, abóbora, batata-doce, beterraba, mamão. Em menores quantidades, pode ser encontrado em folhas verdes como couve, espinafre, agrião, brócolis.

Fontes de ômega 3: salmão, arenque, anchova, sardinha e também nozes e linhaça (semente e óleo).

Fontes de zinco: carnes vermelhas, aves, nozes, ostras.

Fontes de selênio: nozes, castanha do Pará, cereais, peixes, ovos.

VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário