14 junho 2009

NOVIDADES DO SPFW - POR PAULO BORGES


Antecipando respostas às perguntas mais recorrentes - e inevitáveis - da imprensa nacional, a assessoria da São Paulo Fashion Week fez circular entre os convidados do evento um questionário respondido por Paulo Borges, diretor da semana e agora também a frente do Fashion Rio. Confira o que se pode esperar desta edição do maior calendário nacional segundo informações do próprio idealizador de tudo.

As novidades
Esta será a maior edição da nossa história. É a primeira vez que a semana de moda começa sem desfiles. Os dois primeiros dias têm uma programação diferente, muito ligadas à moda.

No dia 15, haverá uma aula magna com Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa de Costura, e depois o lançamento de seu livro, História da Moda, uma obra de referência em todo mundo.

No dia 16, haverá a entrevista coletiva, e, à noite, uma festa em homenagem à Bethy Lagardère, esta franco brasileira que vive moda, que personifica a moda e este Ano da França no Brasil, do qual a SPFW faz parte do calendário oficial. Esta festa será para 400 pessoas, no 9º andar do Shopping Iguatemi, e, além da homenagem, será lançado o documentário Bonjour Madame, mostrando a vida de Bethy em Paris e com depoimentos de Gaultier, Alaya e outras personalidades da moda.


A escolha de Bethy Lagardére
É uma pessoa que viveu e vive a moda como ninguém. Tem uma coleção de alta-costura sem igual, traz uma história fantástica. Brasileira, morou na França e sintetiza mais do que ninguém a admiração de um país pelo outro. Em suas festas e recepções, mistura pão de queijo, caviar, guaraná e champanhe, de uma forma única e elegante. Conviveu e convive com os maiores criadores de nosso tempo. É um ícone no Brasil e na França. Precisa dizer mais? E só ver a exposição, que acontece na Bienal durante a SPFW e que depois ficará 15 dias no Iguatemi São Paulo, e assistir ao documentário que será exibido exclusivamente no GNT para todo o Brasil.

A exposição
Estará no terceiro andar da Bienal. São as peças de alta-costura dela, com criações de Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld (para Chanel e para a marca própria), Jean Paul Gaultier, Givenchy, Dior, Pierre Cardin, Balenciaga e muitos outros. O documentário, com 25 minutos de duração, será transmitido em telas de plasma, ininterruptamente, além de ser exibido no GNT.

O evento
Esta edição traz a maior mudança arquitetônica desde que a SPFW está no prédio da Bienal. Os espaços estarão ocupados de maneira diferente, desde a sala de produção até os lounges, o Bar das Águas, até em termos das outras exposições que vão acontecer. Até os materiais são diferentes. Daniela Thomas e Felipe Tassara (cenografistas da semana) se basearam em tradições francesas. Há espelhos, veludos, muitas imagens, sempre com o olhar brasileiro.
Outras exposições
Teremos a exposição da Federação Francesa de Alta-costura, com criações de oito estilistas da nova geração de criadores-e dela faz parte o brasileiro Gustavo Lins. Ela estará bem na entrada da Bienal, com um formato circular e poderá ser vista por pessoas que não irão assistir aos desfiles. No segundo andar, haverá a exposição da estilista francesa Sakina M’as, que estabelece uma relação entre associações de mulheres na França e no Brasil a partir da customização de peças criadas por ela. Esse trabalho servirá de inspiração para a coleção que ela apresentará no Carrousel du Louvre ainda este ano e para uma exposição em 2010. Ela faz um trabalho de vanguarda e deve fazer uma performance durante a SPFW.

Lojas pop up
A experiência foi um sucesso na última edição. A loja terá um espaço maior, com a presença de um corredor da Colette (famosa loja francesa), que, inclusive, criou uma camiseta especial para a SPFW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário