22 junho 2009

CRITICAR????????? NÃO AJUDA



Esse dias encontrei uma matéria de Mário Fernandez sobre a crítica dos cristãos e veio a calhar com o que eu estava pensando a respeito dos blogs, twitter e outros meios de comunicação dos nossos queridos irmãos. Adaptei alguns comentários meus ao artigo.
“Moisés havia casado com uma mulher da Etiópia, e Míriam e Arão começaram a criticá-lo por causa disso.” (Números 12:1 )

Estamos cercados de picaretas e safados que são pastores, apóstolos, líderes,etc. Nunca houve tantos. Claro, há os bons. Mas isso não pode nos assustar, porque também estamos rodeados de picaretas advogados, engenheiros, médicos, contadores, economistas, professores, aposentados e por aí afora. O ser humano é falho, não tem remédio.

Criticar não muda nada. Fico chateada quando vejo crentes reunidos para falar mal de alguém, com pessoas ao seu redor indo para o inferno. Criticam os eventos, os preletores, o modo de conduzirem o culto....A Bíblia nos ensina a orar pelos governantes e nos ensina a examinar a profecia para reter o que é bom. Por causa disso, temos de aprender a examinar e julgar as atitudes e não as pessoas. Quem se intitula servo de Deus que se entenda e preste contas a Deus

Em vez de criticar, podemos agir diferente e mudar o cenário. Podemos simplesmente nos afastar dos picaretas. Podemos orar por eles incessantemente, afastados, para que caiam em descrédito público e se convertam. Podemos amar estas pessoas reprovando suas atitudes. De que vale fazer campanha contra eles? Colocar blog no ar, usar microfone, perder tempo para quê. Vamos orar.

Essa semana,ouvi e li críticas a uma mulher de Deus que vive o sobrenatural do Senhor e um rapaz que é muito usado por Deus no culto dos jovens. Fiquei muito triste.
Quando a pessoa tem grande e intensa intimidade com o Pai, ela se sente constrangida ao criticar, pois o Espírito Santo a incomoda.
Muitas vezes o que vejo são pessoas que não tem esses dons, esse carisma, essas experiências com nosso Papai e a defesa da sua fraqueza é criticar para mostrar algo: sua suposta intelectualidade.

O que é entendimento humano comparado a sabedoria de Deus???
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. 1 Co 1:27 - > O pior é que esses mesmos críticos usam essa passagem para se dizerem loucos. Loucos pelo que, por quem?

O erro não deixa de ser errado por causa de quem o comete – picareta é picareta. Moisés errou ao escolher uma mulher de outro povo, mas isso não dá a ninguém o direito de criticá-lo. Se lermos o texto em seguida, veremos o quanto custou caro esta crítica para os dois, Arão e Míriam.

Por outro lado, parece que os bons nunca são valorizados. E o pastor amado que cuida de uma congregação de 10 pessoas onde ninguém mais vai? E o evangelista que nunca desiste mesmo ganhando um ou dois por ano? E o irmãozinho que dirige a igreja na falta do pastor e nem recebe para isso? Glória a Deus por estas vidas, são os meus heróis, pois fazem o que eu não consigo (sempre achei que ser herói era justamente fazer o que os outros não podem).
Fui desafiado a encontrar Jesus criticando Judas Iscariotes. Desisti…

“Pai, quero mudar de atitude para com aqueles que eu julgo que ajam mal usando Teu nome. Ensina-me misericórdia a eles e leva-me a orar por eles.”
Mário Fernandez/ Wânia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário