13 setembro 2009

Pense positivo


Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, indicou que mulheres otimistas têm menos riscos de ter doenças cardíacas e vivem mais.

Os pesquisadores acompanharam 97 mil mulheres, durante 8 anos, e comprovaram que ter uma visão mais alegre da vida ajuda a manter a saúde em dia.

O estudo foi realizado por meio de questionários com afirmações como “em tempos obscuros, eu costumo esperar o melhor” e “é mais seguro não confiar em ninguém”.

Diante das respostas e do quadro clínico de cada uma, foi possível afirmar que as pessimistas tendem a apresentar pressão mais alta e índices elevados de colesterol.
Os estudiosos constataram que as otimistas tiveram 9% menos chances de desenvolver problemas cardíacos e 14% menos probabilidade de morrer por qualquer causa.

Já as que carregam pensamentos negativos no dia a dia tiveram 16% mais chances de morrer.

“Ser otimista não envolve só um estado de espírito. Essas mulheres, de modo geral, têm melhor qualidade de vida, menos depressão e tendem a ter uma vida mais longa”, afirma Ricardo Pavanello, cardiologista do Hospital do Coração, de São Paulo.

Ele ressalta que é preciso incentivar atitudes positivas, não competitivas e menos hostis. “Esse seria o comportamento adequado, sem esquecer que os casos depressivos devem ser tratados”, finaliza. (M.T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário