29 setembro 2009

PRESTIGIADA REVISTA AMERICANA CHAMA O RIO DE "TERRA DE GANGUES"


Uma reportagem publicada pela revista americana The New Yorker, que aborda a questão da violência no Rio de Janeiro, classifica a cidade como uma "terra de gangues", gangland em inglês.
A revista cita uma "gerente" do traficante Fernandinho Beira Mar na favela do Parque Royal, que seria a responsável pelas "relações comunitárias" do local em benefício do Terceiro Comando Puro, uma organização criminosa do Rio.

A relação de Beira Mar com legisladores é abordada pela revista, que cita o político Gilberto Coelho de Oliveira, amigo de infância do traficante. Oliveira, "dito como o mais violento dos dois" seria amigo de infância de Beira Mar, segundo a The New Yorker.
De acordo com a publicação, a favela consiste em um bagunçado de casas empilhadas, com tijolos à mostra, fios expostos, paredes cobertas com grafites e vielas onde mercados e bares disputam espaço com igrejas evangélicas.

A população na favela Parque Royal vive sob a autoridade de gangues e seu exército armado, assim como ocorre em todo o Rio de Janeiro, diz a reportagem. De acordo com a publicação, o Terceiro Comando Puro administra, sob a tutela de Beira Mar, quase todas as dezoito "ilhas favelas" da região.
A organização seria responsável por explorar "negócios legais" na região como o transporte de passageiros e serviços de TV a Cabo. Segundo um levantamento feito pela polícia em 2007, a organização de Beira Mar renderia ao traficante US$ 300 mil por mês.

Fonte: Terra

NOTA: A insustentabilidade da situação da segurança pública - não só no Rio, mas em todo o Brasil -, tem chamado a atenção de periódicos internacionais de prestígio. A revista The New Yorker não é a única. O Le Monde e vários jornais ingleses publicaram, recentemente, reportagens similares. Muito mais do que um cinismo pretensioso europeu e americano está a real situação sob a qual vivem milhões de brasileiros, completamente desamparados do poder público. E, enquanto isso, o "mercado do terror" das drogas e corrupção continuam a alimentar os lucrativos impérios de traficantes como Beira-Mar.
artureduardo.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário