25 outubro 2009

ANSIEDADE

Já é sabido que a maior causa de doenças no corpo humano provém do sistema nervoso. Uma pessoa desequilibrada emocionalmente tem muito mais chance de adoecer do que uma outra que manifeste domínio diante de situações comuns.

O livro de Provérbios 4:23 registra algo muito precioso sobre o assunto: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. O que parece tão simples contém em si um grande ensinamento. O que Deus quer realmente dizer com isso? Ele pede para o homem guardar o seu coração do quê ou para quem?

Em Mateus 15:19, a Bíblia relata que é do coração do homem que provém os maus pensamentos, homicídios, adultérios, impurezas, furtos, falsos testemunhos e a calúnia. Deus, então, está fazendo o homem entender que o que o afeta é justamente aquilo que está dentro do seu coração. E, certamente, afetará a vida de outras pessoas.

A preocupação do Senhor com seus filhos é que guardem seus corações das tribulações do dia-a-dia. Seja um problema no trabalho, uma discussão em casa, uma notícia desagradável, enfim, tudo que atinge diretamente o coração. Guardar o coração de irritações e iras é fator de grande importância, pois Deus o escolheu como morada. Em Mateus 5:8 a Biblia diz: Felizes os que têm um coração puro, porque verão a Deus.
Aquele que guarda o coração de sentimentos como ódio, ciúme, inveja, pensamentos destrutivos, impureza e ressentimentos tem saúde em seu corpo, em sua alma e em seu espírito.

Em casos em que há precipitação constante, a ansiedade é quem dita as regras. O psiquiatra e psicoterapeuta Geraldo Possendoro, especialista em ansiedade e pesquisador do departamento de Psicobiologia da Unifesp, esclarece o assunto. Segundo o médico, existem vários níveis de ansiedade, a mais comum e que todos sentem, é aquela emoção similar ao medo e à angústia, normalmente acompanhada de um certo desconforto. Seus sintomas são o aumento da frequência cardíaca, da transpiração, tremores (eventualmente), palidez, ou até tontura. "Estes sintomas ocorrem, em geral, nas crises mais intensas e súbitas, como nas situações em que recebemos notícias ruins", diz Possendoro.

Nos casos leves e crônicos, ocorre uma espécie de falta de ar. "Mas nem tudo é ansiedade. Devemos procurar ajuda especializada para que seja feito um diagnóstico preciso", alerta o psiquiatra. Entre os fatores que podem desencadear o distúrbio estão o hipertireoidismo, acidentes vasculares cerebrais, o uso de drogas como as anfetaminas, ou até a ingestão diária excessiva de cafeína. Mas a ansiedade que mais preocupa é a patológica, que está bastante relacionada ao estresse.

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6:25)

Agência Unipress Internacional
Nilbe Shlishia

Nenhum comentário:

Postar um comentário