29 outubro 2009

O menino que aproveitou o vento: uma história de superação


Motivado a melhorar a realidade do povoado em que vive, William Kamkwamba se tornou exemplo de persistência no Malauí, país onde nasceu. Aos 14 anos, depois de ter interrompido os estudos porque sua família não tinha os 80 dólares anuais para a taxa de matrícula, ele decidiu passar seus dias estudando na biblioteca local. Lá ele encontrou o livro “Using energy” – que descrevia como os moinhos de ventos podem ser utilizados para gerar eletricidade.

Para ele, um moinho de vento significava mais que o poder, mas sim a liberdade, pois sua casa e as outras em sua vila poderiam ter iluminação, possibilitando que as pessoas pudessem ler à noite, após o trabalho. Outras vantagens foram que um moinho poderia bombear a água, fazendo com que o número de colheitas aumentasse e que existisse o bombeamento de água para as casas.

William buscou em latas de lixo materiais que poderia usar para construir seu moinho de vento. Com apenas um par de chaves-inglesas e sem recursos para adquirir até mesmo porcas e parafusos, coletou materiais que as pessoas considerariam sem serventia: pedaços de canos PVC, uma hélice de ventilador de trator e uma bicicleta quebrada.

Com eles, construiu um gerador de energia eólica. Para o ferro de solda, utilizou um fio rígido aquecido no fogo. Um raio curvado de bicicleta serviu como adaptador para suas chaves inglesas.

Após terminar seu primeiro moinho de vento, William equipou sua casa com quatro lâmpadas elétricas e dois rádios, instalou interruptores feitos de sandálias de borracha e instalou um disjuntor para evitar que o telhado de palha de sua casa pegasse fogo.

Seu projeto não chamou a atenção apenas dos moradores da vila, mas também de autoridades do mundo inteiro. Ele foi convidado para apresentar seu trabalho na Technology Entertainment Design, na Tanzânia. Hoje, aos 22 anos, estuda na renomada Universidade de Joanesburgo, onde conseguiu uma bolsa de estudos.

Sua comovente história pode ser encontrada no livro “The Boy Who Harnessed the Wind” (“O Menino Que Coletou o Vento”, em tradução livre), do jornalista Bryan Mealer.

Gizmodo/hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário