11 outubro 2009

Rage é o filme de moda - revolucionário - do ano

Lily Cole é a modelo Lettuce Leaf - em tradução literal, Folha de Alface


Anna Wintour e sua Edição de setembro chegou ao Brasil (via Festival do Rio e filme fashion) e já começa a virar tendência velha.
O filme fashionista da vez, e que você tem que ver, é Rage. Conhece? A gente já assistiu, e recomenda.

Merlin, o estilista, parece uma versão de John Galliano


Rage, que estreou nos EUA há duas semanas, é obra de Sally Potter, diretora britânica que ficou conhecida por Orlando (filme de 1992 com Tilda Swinton, indicado ao Oscar como melhor figurino). Agora, Potter resolveu ir além do cinema comum e inovar no formato, em um projeto que levou dez anos no forno.

A história é a seguinte: um blogueiro adolescente ganha acesso ao backstage de um desfile em Nova York. Lá grava um documentário, com a câmera do seu celular, e publica tudo na Internet. No meio tempo, enquanto expõe os detalhes do show, uma modelo morre (colega de Lily Cole, top na vida real e recém adepta da carreira de atriz) e o circo se forma ao redor do escândalo.

Outro ator de peso, Steve Buscemi é o papparazzo que é ex-fotógrafo de guerra

Fazendo a linha teatral, Rage se apoia na performance dos atores. Sem interagir entre si, cada um dá seu depoimento ao "documentário" em frente a um fundo infinito colorido, fazendo o enredo se desenrolar via monólogos. Minimalismo em vídeo.

Todos os personagens do mundinho estão lá: do estilista, (uma versão de John Galliano, interpretado pelo francês Simon Abkarian), passando pelo empresário que é dono da marca até a simples e tímida camareira. O casting também é tremendo. Judi Dench é a temida e hilária crítica de moda, que dispara frases como "moda não é arte, é pornografia". E Jude Law, depilado e irreconhecível, está incrível no papel da drag queen Minx.

o empresário de moda, interpretado por Eddie Izzard, chama-se Tiny Diamonds (pequenos diamantes

Na confusão que se torna o desfile após a morte da modelo, Potter quer refletir a revolução tecnológica que tanto se discute hoje na moda. E acaba mostrando muito, sem exibir uma peça de roupa sequer.

Enquanto o blogueiro publica, sem pedir permissão, tudo o que vê, acaba causando uma balbúrdia muito maior. De um lado, parte dos personagens se coloca contra os novos formatos de mídia. Do outro, a irresponsabilidade do adolescente cria uma guerra acidental. Do jeitinho que acontece hoje, não?


Judi Dench é a crítica de moda Mona Carvell

Rage não inova só na linguagem minimalista do cinema. Chamou a atenção também pela produção, absurdamente barata, e pela distribuição experimental. As salas de cinema não são prioridade para a diretora, que estreou o filme via celular, para quem quisesse assistir. Tudo a ver: Rage é construído como se tivesse sido filmado com uma câmera de telefone.

Mesmo antes de chegar às telonas, o filme já está sendo vendido em DVD.

Eduardo Viveiros/Chic News

Jude Law, incrível como a drag queen Minx

Nenhum comentário:

Postar um comentário