06 janeiro 2010

2010 começa pegando fogo no cinema



Por Mariane Morisawa

Início do ano, férias de verão. É tempo de... ir ao cinema! A maior parte dos prováveis concorrentes ao Oscar, fora um ou outro blockbuster desgarrado, estreia em janeiro e fevereiro no Brasil. Pode não ser tão agradável quanto a praia, mas pense bem: pelo menos tem ar condicionado potente.

Abaixo, um pouquinho sobre cada um dos mais aguardados lançamentos de janeiro e fevereiro. Qual desses você está mais curiosa para ver?

Sherlock Holmes– esqueça o sujeito engomadinho, ladeado por um bonachão Dr. Watson. Na versão moderníssima de Guy Ritchie (ex-senhor Madonna), Robert Downey Jr. encarna com deboche e ares de rockstar o detetive, enquanto Jude Law empresta sua (bela) pele para Dr. Watson.

Onde vivem os monstros – o moderninho Spike Jonze, diretor de “Quero ser John Malkovich”, fala da solidão e da impotência da infância neste longa baseado em livro infantil de Maurice Sendak, em que o pequeno Max (o adorável Max Records) vai parar numa terra de monstros ferozes e vira rei.

Nine – Daniel Day-Lewis. Nicole Kidman. Penélope Cruz. Marion Cotillard. Fergie. Kate Hudson. Judi Dench. Sophia Loren. E o diretor, Rob Marshall, o mesmo do musical “Chicago”. Aqui estão as nove razões para assistir ao musical inspirado na obra de Federico Fellini, “8 e 1/2”.

Amor sem escalas– George Clooney. George Clooney. George Clooney... Precisa continuar? O charmoso ator está melhor ator que nunca neste drama de Jason Reitman (“Juno”), interpretando um homem sem laços afetivos com ninguém que viaja o país demitindo pessoas. Até que duas mulheres entram em sua vida.

Invictus – Clint Eastwood é motivo de sobra para assistir a um filme. O diretor sempre entrega obras redondas, emocionantes, bem construídas. Aqui, ele baseia-se numa história real envolvendo o presidente da África do Sul, Nelson Mandela (Morgan Freeman), e o capitão da seleção de rúgbi (Matt Damon).

Preciosa – uma produção independente que fez seu nome ao longo do ano, nos festivais de cinema, e que chega às vésperas do Oscar com grandes chances. A personagem-título é uma adolescente negra, pobre, analfabeta e obesa que sofre todo tipo de abuso, mas enfrenta tudo com dignidade.

Um olhar do paraíso – Saoirse Ronan, de 15 anos, está sendo elogiadíssima por sua interpretação da adolescente Susie, uma menina estuprada e morta por um vizinho, neste filme que marca a volta de Peter Jackson (“O senhor dos anéis”) e que foi baseado em best-seller de Alice Sebold.
Idas e vindas do amor – comédia romântica sobre encontros e desencontros amorosos em Los Angeles, com elencão: Bradley Cooper, Taylor Lautner, Anne Hathaway, Jessica Biel, Jennifer Garner, Ashton Kutcher, Patrick Dempsey, Julia Roberts...

Educação – a inglesa Carey Mulligan, de 24 anos, desponta como a principal concorrente de Meryl Streep no Oscar por sua interpretação de Jenny, uma adolescente inteligente e moderninha na Londres da década de 60 que se envolve com um homem bem mais velho.

Direito de amar – que Tom Ford é estilista dos melhores, todo o mundo sabia. Mas quase todo o mundo riu quando ele disse que queria dirigir um filme. Pois sua estreia é elegante, como deveria ser, tocante e tem a melhor atuação da carreira de Colin Firth, como um professor homossexual tentando se refazer da perda do companheiro.

Simplesmente complicado – Meryl Streep é disputada por dois homens (Alec Baldwin e Steve Martin) nesta comédia romântica de Nancy Meyers que subverte algumas regras do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário