22 janeiro 2010

A briga explícita entre blogueiros sobre o terremoto no Haiti


"Comecei a perceber, a cada dia, o aumento de uma tensão velada entre os blogueiros, na medida em que suas audiências iam aumentando.

Agora, o que era uma espécie de guerra fria, transformou-se em um combate explícito. Blogueiros se digladiam através de artigos, em alguns casos, extremamente ofensivos", destacou o presbítero Cristiano Santana em seu blog pessoal.


O mais recente caso desse tipo de embate envolve os blogs Julio Severo VS Genizah + Púlpito Cristão + Teologia Pentecostal sobre o terremoto no Haiti e o juízo de Deus.

Enquanto Julio diz que a tragédia do Haiti é culpa da maldição espiritual e do baixo espiritismo praticado pelos haitianos, os outros três refutam essa ideia acusando Julio Severo de definir Deus como um senhor meramente vingativo e cruel.


Em meio a essa questão, o Haiti se desmorona junto com o sofrimento e a desilusão de dias melhores enquanto blogueiros debatem entre si a cerca do juízo de Deus contra aquele povo.

Eu li os quatro artigos dos blogueiros citados e, analisando cautelosamente, vejo que há um grande abismo de discordâncias entre ambas as partes.

Esse debate tende a se tornar em mais um longo confronto de ideias que não vai sequer resgatar um sobrevivente da tragédia no Haiti.


Esclareço que os tempos estão chegando ao fim e a Palavra está se cumprindo.

Os grandes terremotos que têm ocorrido nos últimos tempos são um dos vários sinais que surgirão antes do retorno de Cristo.

Mas, em meio ao triunfalismo e à prosperidade terrena e material, que tanto se prega pelos cristãos mercantilistas, muitos se desviam da esperança da Igreja - que é morar no céu - para criar pretextos superficiais a cerca das problemáticas hodiernas.


Dizer que o que ocorreu no Haiti é apenas castigo de Deus é restringir o Seu juízo a um povo que é tão pecador como os ateus escandinavos ou muçulmanos egípcios.

Mas achar que o próprio Deus está alheio ao que está acontecendo, e achar que essa tragédia foi apenas resultado de fatores geológicos, é dar as costas para as verdades bíblicas prescritas há tempos, que afirmam que Deus há de julgar o mundo por causa do pecado humano.


O maior problema é querermos argumentar e encontrar um culpado para os caprichos da humanidade.

Isso vem ocorrendo desde o tropeço de Adão, junto com a insensibilidade de Eva e a astúcia satânica. O certo é que os haitianos precisam de ajuda, e não é daqui, do Brasil, digitando ofensas contra o outrem, chamando de "canalha" ou esbravejar contra os "esquerdopatas", que iremos solucionar essa problemática.


Quanto ao debate em si, minha intenção não é me posicionar favorável ou contrariamente a algum desses blog de forma pública, até porque eu tenho grande apreço por todos eles (e não é à toa que os sigo).

Espero apenas que a desavença e os interesses egocêntricos dos envolvidos na discussão (caso existam, de fato) não suplantem o alvo principal, que é levar a mensagem de Jesus a quem precisa e ajudar ao próximo em momentos de dor, como é o caso do Haiti.


Que o Senhor nos oriente a sermos melhores cristãos.

Que Deus nos ajude a olhar para as pessoas da mesma forma como Ele olhou para nós, meros imundos lavados pelo sangue de Jesus, pois, vale lembrar, tantos os haitianos como os brasileiros ou americanos são carentes da misericórdia divina.


A-BD / kedsonni.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário