26 setembro 2010

Meus amigos estão em depressão

Este ano fui surpreendida por tristes notícias de amigos e conhecidos.

Um morreu devido ao alcoolismo, outro suicídio, uma amiga está com depressão fortíssima, um grande amigo de caminhada está em tratamento devido uma grande depressão e tentativa de suicídio e ainda uma amiga querida, na qual eu jamais poderia imaginar, parecia tão feliz, muito amada, muito próspera financeiramente, tentou também o suicídio, além de outros casos que tentei ajudar e outros ainda que apenas ouvi contar.
Isso tem me preocupado bastante.

O povo está doente da alma, infeliz, vazio. Estão procurando uma forma para escapar dos problemas, da desilusão.

Falta de Deus, do Deus verdadeiro ,não este que a mídia tem apresentado.
Mas um Deus que fala, que preenche nossas vidas, que nos faz cada dia mais vivos, mais esperançosos. Um amigo, um conselheiro.

Fiquem atentos a estes sintomas em sua vida ou em alguém da sua família ou amigos:
1. Persistentes tristezas
2. Dificuldade de concentração
3. Facilidade para esquecimento não comum
4. Lentidão em ações
5. Lentidão no pensamento
6. Extremo pessimismo
7. Sensação de inutilidade
8. Pensamentos recorrentes suicidas
9. Sensação de não ser amado por alguém
10. Sensação de que não pode amar alguém
11. Sente que a vida não tem sentido
12. Pouco interesse e motivação para agir e para pensar
13. Inexplicável sensação de fadiga
14. Ganho ou perda rápida de peso corporal
15. Incapacidade de realizar experiências
16. Falta de apetite
17. Distúrbios do sono (especialmente no início da manhã) sonolência excessiva e não querer despertar
18. Palpitações do coração
19. Distúrbios no estômago (problemas de gases, intestino solto, obstipação)
20. Intolerância a sons
21. Reação de sobresalto ou susto
22. Face de choro (rosto triste, amargurado)
23. Aumento da sensibilidade
24. Inexplicável sentimento de culpa

Não espera a pessoa te falar o que está sentindo.
Muitas vezes, depois da tragédia, amigos e familiares comentam que a pessoa havia comentado sobre a vontade de morrer, desânimo, mas não deram muita atenção.
A depressão pode ter causas biológicas, psicológicas e sócio-culturais.

Saiba que se você está se sentindo só, triste, desanimado, há uma esperança.

Deus disse “vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.” Mateus 11:28-30

Deus tem uma vida de abundância prá você. Chega de tristeza, de fingimento, de dor.

Meus amigos que estavam nessa fase da depressão, se escondiam atrás de uma mentira social, de algo imaginário. Não vale a pena.
Muitas vezes cheio de gente ao redor, falantes, e por dentro, mortos.
Os conflitos podem estar insuportáveis, sua causa não tem solução na sua visão.
Mas o fardo de Deus é leve.

A sociedade sufoca sentimentos, cobra posturas e valores irreais, no qual a pessoa acredita que a sociedade está certa.
Absorvido pelos falsos “valores” que é apresentado, como a competividade, consumismo, dinheiro, prazer imediato...a pessoa tem medo de não se encaixar nesses moldes, trazendo medo, desilusão, solidão.


Não expõe suas emoções, se acha um perdedor, um fracassado, por viver de aparências, não conseguindo representar esse triste papel social.

Tenho uma preocupação enorme com os jovens , pois estão na sua busca do novo a todo momento.
Vive momentos de euforia a tristeza rapidamente. Uma dor silenciosa na qual precisamos estar atentos. Essa dor asfixia sua alma.

Veja se você ou alguém ao seu lado tem se irritado constantemente, cansado, desanimado, desesperado.....
Esse amigo de caminhada me relatou que se sentia deprimido, mas negava.
Estava desencorajado, pois as coisas não estavam como esperava e indo em outra direção.
Esse monstro foi aumentando na sua alma e achava que podia lidar com todos esses sentimentos sozinho e não precisava de ajuda.

Muitos acham que a situação ainda é contornável, mas com o tempo se torna gigante, dominando de uma hora pra outra todo seu ser.
Não sei onde estavam as pessoas mais próximas que não perceberam isso ou talvez não perceba mesmo. Como no caso de minha amiga, que passava uma imagem segura e alegre.

Muitos não falam por que tem vergonha do que as pessoas vão pensar. Que são fracos, que são doentes.
Meu amigo me contou que acreditava que Deus o amava e tinha um plano de paz pra sua vida. Mas isso tudo estava muto longe daqueles pensamentos e realidade.

Não se torture, fala, se abra e saiba que você é amado. Não tenha orgulho, nem se tranque em seus sentimentos. Vá atrás de ajuda.

Pricipais motivações:
a. - falta de fé;
b. - orgulho ferido;
c. - esgotamento nervoso;
d. - loucura;
e. - tédio da vida;
f. - moléstias consideradas incuráveis;
g. - indução de terceiros, encarnados ou desencarnados.

Acredito, que a falta de fé responde pela quase totalidade dos suicídios.
Ainda que não tenha muita esperança no futuro, lembre-se de que deus nunca o abandonará.
A bíblia diz em 2 coríntios 4:8-9 “em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.”
Prá Deus, você vale muito e sua vida também. Nunca desista.
Deus te promete um futuro maravilhoso. Vida de paz.

A bíblia diz em Jeremias 29:11 “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.”

Anima, procure pessoas queridas, levanta, peça ajuda e creia que Deus tem o melhor pra sua vida e jamais desita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário