31 outubro 2010

10 Perguntas para Luciana Gonçalves de Novaes - Vítima da Violência

Em 2003, a estudante de enfermagem Luciana Gonçalves de Novaes, hoje com 27 anos, foi atingida por uma bala perdida na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.
Sete anos se passaram e ela ainda briga na Justiça pela indenização. O sonho de se formar em Educação Física foi interrompido pela tragédia, que a deixou tetraplégica.

Hoje a universitária faz Serviço Social na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Os estudos, o tratamento e a casa onde mora são custeados pela Estácio. Contudo, o imóvel apresenta rachaduras e a família aguarda uma nova moradia. Os parentes têm dificuldades para pagar o deslocamento da jovem. A saída do táxi especial custa em média R$ 100.

Atualmente, Luciana recebe um salário mínimo pago pela faculdade, mas necessita de um carro adaptado e de uma cirurgia, a ser realizada nos Estados Unidos.

1 – Sete anos após a tragédia, como está sua vida?

Durante esse tempo foi uma adaptação muito grande. Agora está cada vez melhor, porque, com a ajuda de Deus, voltei a estudar. Falta 1 ano e meio para eu me formar e a minha vida está bem mais tranquila do que alguns anos atrás. Hoje me sinto melhor, mais adaptada, conhecendo mais o meu corpo.

2 – Como é sua rotina semanal?

Todas as segundasfeiras me desloco até a faculdade, no Campinho (bairro no subúrbio do Rio de Janeiro). Nos outros dias, procuro estudar em casa para nunca deixar uma matéria atrasada. Também faço fisioterapia duas vezes ao dia e fonoaudiologia três vezes por semana.

3 – E a Universidade Estácio de Sá está cumprindo com o custeio do seu tratamento?

Agradeço a universidade porque jamais teria condições de pagar o tratamento, pois são muitos remédios caros que tenho que tomar. Agora vou ver com a instituição se ela custeia uma cirurgia nos Estados Unidos para implantação de um chip diretamente no meu diafragma.

Ouvi dizer que várias pessoas tetraplégicas, dependentes de ventilação mecânica, estão conseguindo viver sem o aparelho, ficar um pouco livres. É o que mais quero, porque gostaria de ter uma autonomia de vida melhor.

4 – Você tem alguma informação sobre as investigações do seu caso?
A polícia já tem indícios sobre quem cometeu esse ato de violência contra você?

Não estou muito ciente quanto às investigações. Para mim, não importa quem fez, porque ele não vai trazer minha saúde de volta. O mais importante é o que será da minha vida daqui para frente. Espero que a justiça realmente seja
feita,mas hoje prefi ro estar inteirada apenas da minha vida.

5 – Como está o andamento do processo sobre a ação movida contra a universidade?
O caso está no Supremo Tribunal Federal. Já foi julgado duas vezes e a Estácio recorreu. Está nesse impasse. Até agora não recebi a indenização nem o carro adaptado que pedi.

6 – O que pretende fazer caso ganhe a indenização?

Pretendo aplicar o dinheiro para ter uma renda melhor e comprar um carro adaptado para que eu possa fazer visitas a outras pessoas em hospitais, assim
como as que recebi de muitos amigos cadeirantes, que na época me deram muita força.

7 – O fato de voltar a falar, comer e estudar lhe dá uma expectativa sobre uma possível melhora.A que você atribui isso?

Atribuo a um milagre de Deus, muita fisioterapia e exercícios constantes. Atribuo também ao trabalho de fonoaudiologia, que muito me ajudou na recuperação da fala. Então tudo é um conjunto que me faz ter essa melhora.

8 – As pesquisas na área de células- tronco estão avançadas. Você tem esperança de um dia poder voltar a andar?

Não sei se vou voltar a andar, mas tenho a esperança de melhorar muito. Espero que todas essas pesquisas com células-tronco me ajudem de alguma maneira para que eu possa voltar a ter pelo menos o movimento do pescoço e dos braços e poder sair do respirador. Penso que esse tipo de tratamento pode auxiliar muitas pessoas.

9 – Sobre a segurança no Rio de Janeiro, acredita que tem solução?

Acredito, sim. Algumas coisas estão melhorando, mas o que está sendo feito com a implantação das Unidades de Polícia Pacifi cadora (UPPs) não está
resolvendo totalmente o problema, porque estão tirando trafi cantes de alguns lugares, que acabam migrando para outros. A questão da corrupção também é um outro problema que precisa ser resolvido.

10 – Em um possível encontro com o autor do disparo, como seria a sua reação?

Acho que perdoaria a pessoa que fez isso comigo. O que aconteceu ali foi um tiroteio. Dizem que a bala veio do morro, mas todos nós sabemos que não, porque se tivesse vindo de lá não teria feito o estrago que fez. Acredito que não tenha partido de um traficante.

Creio que tenha partido de dentro da faculdade. Acredito, sim, que tenha sido de um segurança, alguém da faculdade, na troca de tiros. Acho que a pessoa não quis me acertar propositalmente, por isso, eu a perdoaria.

Por Jorge O’hara
j.ohara@folhauniversal.com.br

Um comentário:

  1. Luciana é realamente uma campeã. Acho que nunca mais à esquecerei;sou carioca, casado e moro em Vitorias - Es. Mas o acidente que a envolveu, são alguns dos flachs que fazem parte de minha vida. Por ser cristao,orei; mas ao invés dos espetaculos deste país, como o futebol e outros( nao que eu nao goste), a imprensa e a mídia deveriam divulgar mais e mais este caso até chegar a justica.

    ResponderExcluir