27 outubro 2010

BOB MARLEY


Bob Marley nasceu de pais cristãos, mas durante a sua adolescência renunciou a religião cristã e ingressou na religião Rastafari.

Quando ingressou na religião rastafari, Bob realizou a cerimônia de batismo em nome de Selassie e o aceitou como Salvador.
Ele passou toda sua carreira acreditando e pregando que Haile Selassie I era o Messias ("o filho de Deus") de que as Sagradas Escrituras diziam que viria em breve (os judeus, por exemplo, ainda aguardam a vinda do Messias). Várias de suas músicas falavam nele como:"One Love", "Jammin'" e "Exodus".

A morte de Bob:
Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu enquanto ele jogava bola.
Foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar.
Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge.
Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.

O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago.
Durante uma turnê no verão de 1980 Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Finalmente quando ele decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels, não obteve resultados, devido ao avançado quadro de sua doença.

Em 11 de maio de 1981 ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon, em Miami.


O que a maioria das pessoas não sabe (ainda):

Cerca de um ano antes morrer, Bob converteu-se ao cristianismo e foi batizado em nome de Jesus Cristo!
Tommy Cowan, empresário de Bob, estava junto com ele no momento em que se converteu.
Ele disse que Bob ficou 45 minutos chorando e por 3 vezes exclamou gritando:
"Jesus my Savior, Jesus Christ!!!"
"Jesus meu Salvador, Jesus Cristo!!!"

Em uma de suas músicas chamada "So much things to say" ("Muitas coisas para falar") ele canta:
(..)"I never forget no way, how they crucified Jesus Christ"
(..)"Eu nunca esqueci não, como eles crucificaram Jesus Cristo"

(..)"Give us the teachings if his majesty because we don’t want the devil’s philosophy"
(..)"Nos de os ensinamentos de sua majestade porque nós não queremos a filosofia demoníaca"

Essa última é uma passagem bíblica: I Timóteo cap.4 vers.1.

Rita Marley, sua esposa, disse que na cama do hospital, antes de morrer, agonizando de dor, ele estendeu a mão ao céu e exclamou:
"Me leve senhor Jesus Cristo!!!"

Após sua morte, em uma entrevista à televisão jamaicana Rita relatou o que acontecera na cama antes de morrer, mas "os grandões" da religião rastafari não gostaram muito.
Então ela resolveu não mais falar nisso. Esse fato não repercutiu na Jamaica porque não seria "interessante" à religião rastafari. Nem no site oficial de Bob Marley essa conversa aparece.

Obs.: não existe hierarquia na religião. Rita deve ter se referido àquelas pessoas que divulgam a religião com maior empenho.

Eles disseram que não tornaram isso público porque, diversos rastafaris também iriam querer converter-se e aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Conversão
Segundo seu filho Ziggy Marley, Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer.
O motivo seria o de que, segundo a religião rasta, o corpo é um templo sagrado e por isso retirar o câncer seria errado. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado.
O próprio Ziggy ainda tenta espalhar o legado de seu pai, com ideais e raízes do rastafarianismo e do reggae, mas com um entendimento cristão.

Existem pelo menos duas biografias sobre Bob Marley que testificam tudo o que foi escrito acima:- "Catch a Fire" - The Life of Bob Marley, escrito por Timothy White.- "No Woman, No Cry" - My Life With Bob Marley, escrito por Rita Marley.

Um comentário: