09 outubro 2010

ESPECIAL "CRIANÇAS" 1 - PEDOFILIA

O que é pedofilia?
R- A pedofilia é um desvio da preferência sexual (fantasias, desejos e atos sexuais) em que a pessoa tem predileção pela prática de sexo com crianças ou pré-púberes.

Como agem os pedófilos?
R – Os pedófilos se infiltram na vida da criança e agem de acordo com as suas necessidades: oferecem o que a criança quer, gosta ou precisa. Assim, o pedófilo diminui a chance dela se defender do abuso e de negar seus pedidos: a criança passa a se sentir devedora da ajuda recebida. De modo geral, o pedófilo se aproxima da criança através de interesses comuns, brincadeiras ou jogos, pelos quais vai angariando a amizade, aceitação e confiança da criança. O pedófilo costuma apresentar-se como um adulto alegre, participativo e cooperativo, sempre disposto a atender o desejo ou a necessidade da pequena vítima, condições que, por vezes, passam despercebidas pelos pais. O pedófilo dá presentes (doces, brinquedos, roupas, etc.), geralmente sem motivo e às vezes muito caros; conhece filmes, artistas e programas infantis (para criar interesses em comum); oferece passeios sem a companhia dos pais; etc.

Como ficam as crianças que sofreram abuso sexual?
R – Elas se tornam retraídas, perdem a confiança no adulto, ficam aterrorizadas, deprimidas e confusas, sentem medo de serem castigadas, às vezes até sentem vontade de morrer, perdem o amor próprio, têm queda no rendimento escolar e apresentam sexualidade não correspondente à sua idade. Sintomas e comportamentos a longo prazo podem ter alguma relação com o abuso sexual sofrido na infância: distúrbios psicológicos e psicossomáticos, frigidez, vaginismo, dispaurenia, promiscuidade sexual, impotência, pedofilia e pederastia, dificuldade sexual no casamento, incesto, prostituição, homossexualidade, uso de drogas, delinqüência juvenil, baixa auto-estima, depressão, sintomas conversivos e dissociativos, automutilação e até suicídio.

O que é a “Lei do Silêncio”?
R – É a situação quando a criança foi abusada sexualmente e é obrigada a se calar, geralmente por medo das ameaças feitas pelo abusador. Também existe a situação em que o abusador faz a criança se sentir culpada e, assim, esta não denuncia por “vergonha”. Outra situação ocorre quando a família fica sabendo e tem medo de denunciar, pensando que algo de pior pode acontecer, ou, ainda, quando a família é ameaçada ou se torna conivente com a situação.
O que fazer quando a criança ou o adolescente disser que foi abusado sexualmente?
R – A principal providência em caso de abuso sexual é apoiar a vítima, assim como levá-la a atendimento médico e psicológico o mais cedo possível:
Estar disponível para ouvi-los, sem censurá-los; Incentive-o a falar devagar o que se passou, mas sem muitas perguntas e comentários; Não culpá-los pelo acontecimento ; Oferecer proteção e prometer que tomará providências, as quais deverão ser feitas; Dar-lhes apoio e carinho; Consultar um médico; Consultar psicólogo; Informar as autoridades.

Onde denunciar? A denúncia pode ser anônima?
R – Os casos de abuso sexual, por sua própria natureza, causam constrangimento e medo, e por isso na maioria das vezes não são denunciados às autoridades, deixando o abusador livre para continuar seus crimes. Qualquer pessoa pode denunciar! Inclusive através de denúncia anônima, embora seja muito melhor a denúncia da pessoa que se revela. Basta comparecer, acessar ou telefonar para algum dos locais abaixo, fornecendo as informações que tiver. Está em nossas mãos salvar a dignidade, a saúde e muitas vezes a vida de uma criança.

A denúncia de abuso sexual pode ser feita:
• A Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude.
• Aos Conselhos Tutelares – (34) 3214-0721 / 3237-2276 – Rua Duque de Caxias, 50
• Ao “Disque 100” – ligação anônima
• Safernet – combate a pornografia infantil na Internet no Brasil – www.safernet.org.br – denúncia anônima.
• Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos – www.denunciar.org.br – denúncia anônima.

Uberlândia contra a PEDOFILIA.

Denuncie! Disque 100.

www.uberlandiacontraapedofilia.com.br

(34) 8861-6965

Nenhum comentário:

Postar um comentário