25 outubro 2010

Livro ensina a dieta da beleza

A americana Lisa Drayer é nutricionista especializada em beleza.
Todo seu trabalho visa à estética.
Os tratamentos que ela prescreve utilizam os alimentos para emagrecimento, anti-envelhecimento, renovação da pele, embelezamento de unhas, dentes e cabelos, redução de olheiras – até aumento do brilho nos olhos.

Colaboradora de revistas femininas e programas de TV nos Estados Unidos, ela está lançando seu primeiro livro no Brasil, A Dieta da Beleza, pela editora Best-Seller.

O livro é dividido em capítulos, com os tratamento para as diversas partes do corpo.
Traz receitas e um planejamento alimentar de quatro semanas que promete maravilhas.

Ela lista, logo de início os 10 Alimentos Básicos da Beleza:
Salmão selvagem
Iogurte de baixa gordura
Ostra
Mirtilo
Kiwi
Batata-doce
Espinafre
Tomate
Noz

Chocolate amargo
Alguns deles me surpreenderam, como o chocolate e a batata-doce, que adoro e achava bem proibido. Entre tantos conselhos nas 345 páginas, destaquei algumas dicas interessantes:

Iogurte de baixa gordura é um santo alimento
Fonte de cálcio e ossos fortes (muito importante para mulheres), unhas bonitas, belos dentes e até melhora na postura. Tem mais cálcio do que o leite. Tem 2 gramas de zinco essenciais à pele. Tem bactérias benéficas ao funcionamento do intestino, vitaminas e minerais poderosos, como o potássio (mais do que a banana). Mais: reduz as chances de candidíase e ameniza os sintomas da TPM.

Batata-doce, arma contra o envelhecimento
Tem betacaroteno, um antioxidante poderoso que protege as células dos radicais livres – isto é, ajuda a pele a ficar livre de rugas.

Tomate rejuvenescedor
É o alimento que fornece a maior quantidade do oxidante licopeno, que mantém a pele lisa e brilhante. Melhor ainda consumir o tomate processado, na forma de molhos e extratos naturais, porque ele é mais facilmente absorvido pelo organismo.

Chá verde é a bebida da beleza (e da saúde)
Bebida multifuncional, que deveria substituir o café. Não tem calorias e é rico em antioxidantes. Possui oito vezes mais polifenois do que fritas, verduras e legumes. Ao contrário do chá preto, não é fermentado, por isso os ingredientes ativos se mantêm inalterados. O aumento do consumos e chá verde também provou reduzir os riscos de câncer de pele, de mama, de pulmão, de cólon, de esôfago e de bexiga.

Gelatina, a amiga das unhas
É uma grande fonte de proteínas, que ajuda a fortificar as unhas (embora não tenha nada a ver com o crescimento delas). Opte pelas gelatinas dietéticas, sem calorias. Use e abuse dos sabores.

Chocolate amargo não é vilão, é mocinho
Contém polifenóis que retardam o envelhecimento, aumentam o fluxo sangüíneo da pele e promovem a hidratação, além de reduzir a aspereza e a descamação. Também ameniza os estragos da exposição ao sol. Mas fique longe do chocolate tradicional: ele só tem 10% de chocolate real. O resto é manteiga, leite e muito açúcar.

Maçã é boa para os dentes
Morder essa fruta aumenta o fluxo de saliva, que é a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengiva. Se tiver que fazer um lanche e não tiver oportunidade de escovar os dentes depois, coma uma maçã.

Leite ou chá quente para o “sono da beleza”
Quem não dorme bem corre mais risco de abusar da comida durante o dia, segundo pesquisa recente. Dormir bem, portanto, emagrece. Vale evitar a cafeína na segunda metade do dia, tomar um banho quente antes de dormir e tomar um copo de leite quente ou de chá (camomila é uma boa pedida) antes de deitar.

Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário