29 outubro 2010

Win Wenders planeja filme sobre abusos na Igreja Católica

O cineasta alemão Wim Wenders está interessado em fazer um filme para contra-atacar o silêncio que a Igreja católica mantém em torno dos escândalos de pedofilia em meio ao clero, segundo explicou em entrevista à AFP.

O diretor de 65 anos, premiado por filmes como Paris, Texas (1984) e Buena Vista Social Club (1999), lançou um ataque contra seu compatriota, o Papa Bento XVI, por ele não “quebrar o círculo vicioso do silêncio” que reina sobre os casos de abusos de menores que sacudiram a Igreja católica nos últimos anos.

– A Igreja em seu conjunto, começando pelo Papa, ainda se inclina por esconder as coisas, mas os violadores merecem ser castigados – afirmou durante sua entrevista à AFP em Bruxelas, onde participou nesta quarta-feira (27) em um ato de apoio ao cinema europeu e contra a predominância dos filmes de Hollywood.

O presidente da Academia Europeia de Cinema durante a última década está por trás de uma campanha na televisão alemã destinada a convencer as vítimas pedofilia que se apresentem e revelem seu drama.

– A Igreja não pode ser protegida de forma alguma – afirma Wenders, que foi católico durante seus primeiros 20 anos de vida, mas que renegou sua fé até redescobrir o presbiterianismo.

O cineasta entrevistou vítimas e leu testemunhos para apoiar a campanha alemã, que já permitiu que mais de 2.500 pessoas denunciassem seus casos. Wenders afirma trabalhar duro para incentivar que as vítimas, agora adultas, rompam seu silêncio.

– Se você mantém o segredo, é o violador que ganha – explica. – Reprimir coisas é algo típico dos alemães. Estou considerando fazer desse assunto um filme – concluiu o diretor.

wp.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário