O ser humano quando criado por Deus foi dotado de alguns instintos que são necessários para sua sobrevivência. Mas o pecado trouxe consequências trágicas ao homem e provocou nos seus instintos terríveis transformações, por exemplo:
A auto-preservação - que nos avisa dos perigos e nos capacita a cuidar de nós mesmos, ficou afetada pelo egoísmo, inveja, ira, indiferença.
Alimentação - que nos leva a satisfazer a fome natural, deu lugar a glutonaria que é uma manifestação exagerada da carne.
A reprodução - que nos leva a perpetuação da espécie, foi tremendamente afetada pela prostituição, adultérios, impurezas, e coisas mais que hoje são temas de discussão no campo secular e evangélico.
Aquisição - que nos leva a adquirir de maneira lícita provisões necessárias para nosso sustento, esta afetada pelo roubo e a cobiça.
Agora, o que falar do domínio?
Domínio - que nos leva a exercer certas iniciativas próprias para o desempenho das nossas atividades e responsabilidades. Este instinto infelizmente tem sido terrivelmente afetado pela ambição negativa do poder. Esta ambição desenfreada tem levado homens a um comportamento questionável de arrogância, de tirania, injustiça, deslealdade, desconsideração, etc. Sempre visando a sua projeção pessoal não se importando com o próximo. Que coisa!
Fiquemos com algumas advertências bíblicas:
Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes (Romanos 12.16).
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas... (1ª Timóteo 6.10,11).
Deus abençoe!
__________
Cassio Roberto da Silva Castelo,formado em história e teologia, é coordenador e professor da Faesp (Faculdade Evangélica de São Paulo)
Postado por Eliseu Antonio Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário