20 fevereiro 2011

Cientistas podem ter descoberto um tratamento eficaz para calvície


Uma boa notícia para quem sofre com a queda de cabelos. Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) anunciaram que descobriram – por acaso – um produto capaz de promover o crescimento de fios.

Os cientistas pesquisavam a influência do estresse sobre as funções gastrointestinais. Eles fizeram alterações genéticas em camundongos para que os animais produzissem em maior quantidade um hormônio ligado ao estresse chamado fator liberador de corticotrofina (CRF). Uma das consequências dessa alteração genética foi a perda de pelos nas costas.

O próximo passo foi injetar nos camundongos um composto chamado astressina-B, que, segundo os cientistas, é capaz de bloquear o efeito do CRF. Após as medições sobre os efeitos do composto no organismo dos animais, eles foram colocados novamente na gaiola. Três meses depois, quando foram repetir as medições, os cientistas perceberam que os pelos nas costas dos camundongos haviam crescido novamente.

De acordo com o estudo, a astressina-B foi responsável pelo notável crescimento de pelos nos camundongos calvos. Uma aplicação por dia, durante cinco dias consecutivos, manteve os efeitos por até quatro meses.

"Isso poderia abrir novos caminhos para tratar a perda de cabelo em humanos através da modulação dos receptores de hormônio do estresse, particularmente a perda de cabelo, relacionados ao estresse crônico e ao envelhecimento", afirmou Million Mulugeta, um dos autores do estudo.

Por enquanto, o experimento só foi realizado em ratos, mas os pesquisadores estão confiantes que o mesmo composto possa ser utilizado no tratamento da calvície humana.

DC/Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário