27 março 2011

Fotógrafo percorre o mundo atrás das pessoas mais lindas e se surpreende com o resultado

10 Perguntas para Michel Szulc Krzyzanowski - Em busca da beleza

Encontrar as pessoas mais belas do planeta. Este era o objetivo do fotógrafo holandês Michel Szulc Krzyzanowski, de 62 anos, quando colocou anúncios em jornais de dez países, entre eles o Brasil, e começou a viajar pelo mundo para ir, com a ajuda de uma equipe de colaboradores, ao encontro dos “voluntários ao prêmio”. Ao todo, cerca de 50 pessoas responderam o inusitado anúncio.

Krzyzanowski revela à Folha Universal, em entrevista por e-mail, que foi surpreendido, “da forma mais positiva possível”, ao encontrar pelo caminho pessoas comuns, que nada se assemelhavam ao padrão de beleza pré-estabelecido na sociedade atual, mas que, ainda assim, sentiam-se as mais lindas do mundo. As imagens renderam exposições e até um livro.

1 – Como surgiu a ideia de procurar a pessoa mais bela do mundo?
O que vemos no noticiário diariamente é um fluxo constante de negatividade, destruição, agressividade e violência. Então, passou pela minha cabeça fazer uma turnê pelo mundo para mostrar o nosso outro lado: aquele que é cheio de beleza, bondade, alegria e paz. Esse era o principal objetivo do meu projeto.

2 – Você se surpreendeu com o resultado?
Sim, muito. Eu nunca tinha percebido que pessoas que vivem uma vida muito simples, homens e mulheres que poderiam ser seus vizinhos, possuem uma beleza interior enorme. Muitos dos que me escreveram viviam em situação de grande pobreza em favelas, mas, mesmo assim, tinham força e ânimo para se sentirem as pessoas mais lindas do mundo.

3 – O que mais te impressionou nas viagens que fez para completar o projeto?
Fiquei surpreso em constatar que cerca de 80% das pessoas que participaram do projeto disseram que se sentiam belas por dentro e não tanto fisicamente. Isso me emocionou bastante. Ainda mais porque no anúncio eu não especificava que tipo de beleza estava procurando.

4 – Em qual país o resultado foi mais surpreendente?
Na Espanha, pois apenas uma de todas as cartas que recebemos foi de um homem. Nos outros países essa relação se manteve equilibrada, mas na Espanha não, então resolvemos visitá-lo. Ele morava em Barcelona. Eu e minha equipe marcamos um encontro e fomos ver o motivo pelo qual ele se achava a pessoa mais linda do mundo. Chegamos lá, batemos na porta, mas ninguém abriu. Esperamos 15 minutos, tentamos novamente e nada. Em seguida ligamos para o celular dele e ele disse que tinha mudado de ideia e que não queria mais participar do projeto. Portanto, a Espanha é o único país com representantes apenas do sexo feminino.

5 – E como foi a visita ao Brasil?
O Brasil foi o primeiro país que visitamos. Ficamos em São Paulo e, alguns dias depois do anúncio, recebemos muitas cartas. Várias com histórias emocionantes, com fotos e até mesmo desenhos. Eu e minha equipe de colaboradores ficamos muito felizes, pois percebemos que o nosso negócio, nosso projeto, estava funcionado. Fomos recebidos com muita simpatia e com grande hospitalidade pelos brasileiros.

6 – O que as pessoas normalmente diziam para tentar convencê-lo de que eram as mais bonitas?
Elas não precisavam me convencer por duas razões: primeiro porque eu nunca me coloquei em posição de julgar, se eles acreditassem que eram belas eu aceitaria imediatamente. Quem sou eu para duvidar disso? Em segundo lugar, pois todas tinham uma aura muito impressionante. Elas estavam irradiando felicidade e beleza, bastava estar com elas para perceber naturalmente que eram as mais bonitas.

7 – O que aprendeu com esse projeto?
Aprendi que podemos ter esperança de um mundo melhor, pois encontrei pessoas extraordinariamente especiais. Pela maneira como escolheram viver e como se comportam em suas comunidades.

8 – O que fez com as fotos que tirou ao redor do mundo?
Elas estão sendo publicadas no mundo todo em jornais e revistas e consegui publicar também o livro com as imagens, além de fazer algumas exposições. Agora estou envolvido com o meu próximo projeto: “O que o mundo jamais viu”, que conta, mais uma vez, com a colaboração das pessoas. O que peço agora é para elas indicarem coisas, pessoas ou lugares do mundo que quase ninguém nunca viu.

9 – Por que você resolveu oferecer o livro gratuitamente?
As pessoas podem escolher entre a versão regular do livro e a “De Luxe”. O ideal é que quem puder pagar, opte pela versão “De Luxe”, pois com o dinheiro podemos financiar a mais simples para os que não podem pagar. Não acho certo ficar rico em cima dessas pessoas que confiaram na minha ideia. Para mim, seria uma forma de explorá-las.

O nosso objetivo é que o maior número de pessoas veja os resultados e aprenda com estas personalidades. Quero que as pessoas entendam que, apesar das dificuldades, ainda é possível sentir-se a pessoa mais linda do mundo.

10 – E você, se acha uma pessoa bonita?
Sim, juntamente com toda a população do Brasil.

Por Raquel Maldonado
raquel.maldonado@folhauniversal.com.br

Um comentário:

  1. Sou Fotojornalista e Fotógrafo(foto arte), e fiquei encantado com o projeto, precisamos sim registrar a beleza de nossas vidas e tudo que eleve este sentido.

    ResponderExcluir