16 maio 2009

Saiba como ter a barba bem-feita e a pele saudável no inverno


O rosto, exposto ao vento e ao clima seco, pode ficar mais sensível, principalmente na hora do barbear.
Para driblar esse problema e ao mesmo tempo manter o rosto lisinho, algumas dicas podem garantir um barbear perfeito na estação mais fria do ano:

1) É melhor barbear-se pela manhã, já que a pele descansou a noite toda.

2) Hidratação é de dentro para fora. Com o frio, a tendência é beber menos água, com resultados desastrosos para o organismo. O ideal é cerca de dois litros de água por dia.

3) Dormir pelo menos 8h por noite é essencial para o organismo se recompor. A pele é um dos primeiros órgãos a ¿reclamar¿ de cansaço. Com descanso adequado, a pele fica mais elástica e resistente.

4) Pele saudável e resistente é pele bem nutrida. Apesar das tentações à mesa durante o inverno, modere o consumo de alimentos gordurosos e pesados e privilegie frutas e vegetais.

5) O ideal é barbear-se depois do banho, já que o vapor aumenta a elasticidade da pele e amacia o pêlo, o que pode aumentar a vida útil da lâmina. Os pêlos úmidos são mais fáceis de cortar.

6) Água quente ajuda, mas cuidado com os excessos, que em vez de amaciar, pode ressecar a pele e o efeito será o contrário do esperado.

7) Lave o rosto. Tente não se barbear sem ter a pele perfeitamente limpa, isto ajudará a prevenir infecções ou saliências.

8) Aplique o creme, espuma ou gel de barbear com movimentos circulares. Isto suaviza a pele, amacia e ergue os pêlos, permitindo um barbear mais rente e com menos irritações.

9) Use as duas mãos. Uma para segurar o barbeador, a outra para puxar/esticar a pele. A pele bem esticada não será beliscada pelas lâminas.

10) Barbeie-se no sentido de crescimento do pêlo. Lembre-se também de que os pêlos da face não crescem na mesma direção daqueles do pescoço e do queixo. Passe a mão pelo rosto para sentir em que direção o pêlo cresce.

11) Barbeie-se com movimentos curtos. Isto lhe permitirá ser mais preciso e irritará menos a pele.

12) Enxágüe a lâmina depois de poucos movimentos. Isto permitirá que o próximo movimento seja mais produtivo. Enxágüe seu barbeador sempre em água quente. Sacudir simplesmente a lâmina na pia é menos produtivo e menos higiênico.

Depois de barbear-se:
1) Enxágüe o rosto com água fria. Termine retirando o excesso de creme com água fria, que fecha os poros da pele e reduz a irritação causada pela lâmina.

2) Suavize e hidrate a pele. Depois de barbear-se, a pele está seca e irritada, por isso aplique um produto pós-barba sem álcool para hidratá-la.

Fonte: BIC for Men

Nenhum comentário:

Postar um comentário