04 setembro 2009

40% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados

A entidade britânica World Cancer Research Fund (WCRF), que realiza pesquisas para prevenir o câncer em todo o mundo, descobriu que pequenas mudanças diárias podem proteger milhares de mulheres de desenvolver câncer de mama.
A pesquisa observou os resultados de mais de 900 estudos científicos e concluiu que beber menos álcool, fazer mais exercícios e ter um peso saudável são um grande passo para evitar a doença.
Os pesquisadores também observaram a importância do aleitamento materno por ao menos seis meses para diminuir os riscos do câncer, que atinge 45 mil mulheres só na Inglaterra todos os anos.

Sintomas do câncer de mama

O médico Martin Wiseman, da WCRF, afirma que o estudo é a visão mais clara sobre como o estilo de vida afeta o risco de desenvolver a doença. “Agora temos certeza de que, ao limitar a bebida, mantendo um peso saudável e sendo fisicamente ativa, a mulher pode diminuir muito o perigo de ter o câncer”, diz, e completa: “Estimamos que 40% dos casos de câncer de mama no Reino Unido poderiam ser prevenidos apenas com essas mudanças”.

Outra dica para se proteger da doença é fazer exercícios físicos diariamente por ao menos 30 minutos. Se for consumir álcool, o máximo é de uma dose diária.

“Embora ainda não seja possível prevenir o câncer de mama, é importante que as mulheres saibam o que elas podem fazer para reduzir as suas chances de desenvolver a doença”, afirma Sarah Cant, do Centro Breakthrough Breast Cancer.


Como prevenir o câncer de mama

Alison Ross, pesquisadora de câncer no Reino Unido, reafirma que o estilo de vida saudável não garante que a mulher não terá câncer de mama, mas reduz os riscos. “Se as mulheres fizerem os exames necessários e ficarem de olho nos sintomas do câncer de mama, elas podem descobrir a doença em seu estágio inicial, quando o tratamento tem maior sucesso”, diz.
http://www.telegraph.co.uk/health/healthnews/6106953/Four-in-10-cases-of-breast-cancer-could-be-prevented-by-healthier-lifestyles.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário