10 setembro 2009

Papéis invertidos no casamento


Deus oficiou o casamento de Adão e Eva, estabelecendo um plano para todos os casais.

Em Gênesis 2:24, encontramos o seguinte registro: “... deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
Mas não é isso que tem acontecido nos últimos tempos.
Muitos filhos se casam e acabam morando com os pais debaixo do mesmo teto.
Seja por uma questão financeira ou até mesmo por uma acomodação do casal.

Tanto o homem quanto a mulher trazem suas raízes do seu antigo lar.
O primeiro ano de casamento é uma adaptação constante para os dois.
Normalmente, há muitas diferenças a serem aceitas ou não.
Tudo dependerá de uma boa pitada de bom senso e o mais importante: a direção de Deus para tomar atitudes certas, no tempo certo e da maneira certa.

Salomão, quando escreveu o livro de Eclesiastes, já havia recebido de Deus o Espírito de sabedoria.
No capítulo oito, versículo cinco, a Palavra de Deus diz: “Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.”
Muitos homens e mulheres não compreendem o que Deus quer dizer quando menciona que o casal passa a ser uma só carne após o casamento.
Em Efésios 5:28-29, Paulo diz: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja”.

O casamento é uma união de amor. Foi instituído por Deus para satisfazer desejos profundos e implantado na alma na ânsia de dar e receber.
O relacionamento conjugal precisa ser nutrido para criar força e crescer.
Vida íntima abençoada é sinal de comunhão com Deus.
Não há graduação no aprendizado íntimo, o casal estará sempre aprendendo.

Assumindo o seu papel
Deus levantou o homem como chefe da família.
Dessa maneira, ele deve ser honrado como tal por esposa e filhos.
Para a esposa, no entanto, há uma promessa específica registrada no livro de Provérbios 14:1, que o homem não recebeu de Deus, mas somente a mulher.
Ele diz: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, a tola,com as próprias mãos, a destrói.”

A fidelidade é indiscutível.
A aliança é sagrada e a ordem de Deus é bastante clara em Êxodo 20:1 “Não adulterarás.”
Se algo não vai bem, é hora de falar com Deus e partir para um bate-papo sincero com o cônjuge. Deus ama a sinceridade e certamente honrará esse tipo de atitude.

Palavras de reconhecimento sempre adoçam o coração.
O amor também precisa ser expresso por palavras.
Um elogio da esposa para o marido, e vice-versa, muitas vezes faz cair por terra grandes investidas de satanás em um relacionamento.


Universos diferentes
De acordo com especialistas, não só o corpo do homem é diferente do da mulher; sua estrutura emocional também.
O homem é mais racional e a mulher, mais sentimental.
A Bíblia relata que Isaque se consolou tendo relações com Rebeca logo após a morte de sua mãe. “Isaque conduziu-a até a tenda de Sara, mãe dele, e tomou Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe.”(Gênesis 24:67)

Talvez pareça fria a atitude de Isaque, talvez se a mãe de Rebeca tivesse morrido no lugar de Sara, a relação não teria acontecido. O que precisa ser esclarecido, porém, é que homens pensam e sentem de maneira diferente das mulheres.
Isso não significa serem frios, são apenas diferentes.
Uma especialista em congresso cristão feminino abordou, em uma de suas palestras, que o marido que deseja sua esposa à noite, deve começar a conquistá-la pela manhã.
Se, no entanto, ele deixar sua casa pela manhã com uma palavra desagradável, certamente não encontrará uma esposa disposta a amá-lo na sua chegada.
Essa afirmação faz sentido quando Salomão relata, em provérbios, a história de uma esposa que esperava o marido, já deitada. Interessante, porém, é que ela não o esperava de qualquer maneira.
Por amá-lo, ela havia se preparado para ele. “Levantei-me para abrir ao meu amado; as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos mirra preciosa sobre a maçaneta do ferrolho.” Cantares 5.5

Conclusão: quando o universo do homem é respeitado como cabeça e o da mulher como vaso mais frágil, certamente Deus estará presente para abençoar.

Nilbe Shlishia

Nenhum comentário:

Postar um comentário